Países Baixos financiam produção de abacate e frutas tropicais
Os Países Baixos investiram, na província do Huambo, cerca de um milhão de euros em projectos agrícolas, para alargar a produção de abacate e frutas tropicais.
A confirmação foi dada pelo embaixador dos Países Baixos em Angola, Tsjeard Hoekstra durante o encontro de cortesia, que manteve com o vice-governador para o sector Político, Económico e Social, Angelino Elavoco.
O encontro serviu para apresentação do programa do lançamento do primeiro “Cluster de abacate” na província, que conta com o envolvimento do Governo do Huambo e da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA).
Tsjeard Hoekstra fez saber que a província do Huambo tem um potencial agrícola muito forte e os Países Baixos possuem um conhecimento mais profundo na área da agricultura e ostentam o maior porto da Europa.
O embaixador sublinhou, que os Países Baixos pretendem com isso, estimular a produção agrícola na província do Huambo, especialmente de frutas tropicais, para depois serem transportadas com ajuda da Plataforma Logística da Caála e a cadeia de frio, até ao porto de Roterdão, na Holanda do Sul e por via desse, fazer chegar os produtos de Angola, em vários pontos da Europa.
No entanto, isso é positivo para Angola, a fim de desenvolver o seu potencial agrícola, mas também para a Holanda, no sentido de fortalecer essa posição de distribuidor dos produtos agrícolas na Europa.
O projecto começou há alguns anos e em Dezembro do ano passado foi lançada a primeira pedra, para a construção da Plataforma Logística da Caála, é um processo faseado, que está a ser implementado passo a passo, disse.
Fonte: Jornal de Angola