O dinheiro no casamento

653

Kamba, o casamento é uma união que se quer o mais duradoura e feliz possível. Mas numa relação entre seres completamente diferentes pequenas coisas podem atrapalhar muito.

O dinheiro é uma delas, a maior parte dos casais não sabe lidar com o dinheiro dentro do relacionamento, estão casados mas vivem vidas financeiras completamente separadas e independentes, ninguém sabe o que outro faz com o dinheiro. Realizam muito pouco como casal.

Se você tem problemas financeiros no casamento, veja abaixo quais as possíveis causas e como combatê-las:

1- Educação diferente, cada um veio de uma família diferente com hábitos financeiros que podem não ser compatíveis. O marido foi ensinado que não deve partilhar os seus projectos e dinheiro com a esposa, a mulher foi ensinada que o seu dinheiro não contribui para as despesas da família. É importante sentarem-se e conversarem um explicar ao outro como aprendeu que as coisas devem funcionar e qual o melhor caminho a seguir agora que formam a uma nova família.

2- Falta de honestidade, ou pelo menos omissão de vários factos importantes “fui promovido ou recebi um bónus, mas não posso contar a minha esposa porque senão ela vai saber que passei a ganhar mais”. Quando é necessário esconder sempre alguma coisa a relação não evolui, a ligação é fraca e impera a falta de confiança. Experimente a sinceridade para com o seu parceiro, adopte uma postura de “pratos limpos”que evitará muitas discussões desnecessárias e a qualidade da relação irá melhorar.

3- Falta de prioridades, quando se forma uma família nova tudo passa a acontecer de forma muito rápida e vive-se numa espécie de piloto automático e sem conversar. Muito facilmente cada um faz uma coisa diferente achando que é o primordial para a família. Por isso é sempre necessário o casal parar e conversar sobre qual a prioridade para o dinheiro de casa. O que devemos fazer agora? Qual o objectivo para que vamos virar todas as baterias? Só desta forma é possível alcançar sonhos, priorizando!

4- Falta de planeamento, o casal deve ter um guia mensal a indicar onde é gasto cada kwanza que entra em casa e deve ter um valor máximo a gastar por cada rubrica do plano. Por exemplo 50.000 kz é o máximo que podemos gastar por mês em alimentação, 5.000 kz é o máximo que gastamos com saldo no telefone. Com o planeamento feito o dinheiro é repartido pelas prioridades e também pelas necessidades diárias devendo haver sempre um maior controlo quando se aproximam os limites de gastos.

5- Falta de responsabilidade, alguém tem que assumir a responsabilidade pelo controlo financeiro financeiro da família ” a mulher sabe o que fazer para controlar as finanças, mas espera que o marido erre para apontar o dedo”. Assuma o controlo, se não conseguem fazer os dois ao mesmo tempo ensine o seu parceiro a tomar decisões inteligentes.

6- Competição, a vida familiar deve ser uma cooperação, uma parceria ganha-ganha, mas para muitos casais infelizmente é uma corrida para ver quem ganha mais dinheiro, quem tem mais poder, quem decide as coisas em casa. As vezes pergunto-me se certas pessoas são casadas ou se são adversários a jogar na mesma equipa.

Um casal é uma equipa vamos nos tornar equipas vencedoras, que alcançam objectivos e que têm sucesso!

Um casal de Kambas Ricos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X