Número de investidores na bolsa em Angola aumentou em 73% após OPV do BFA

A entrada do BFA em bolsa está a provocar uma mudança importante no comportamento financeiro dos angolanos. A Oferta Pública de Venda (OPV) do banco ajudou a fazer disparar em 73% o número de contas custódia (instrumento necessário para investir em acções) que atingiram 12.875 novas contas em 2025.

O dado mostra que há cada vez mais interesse dos cidadãos em explorar formas de investimento para além das contas poupança e depósitos tradicionais. No entanto, os números revelam também um desafio: apesar do forte crescimento, apenas 55% das contas abertas no mercado continuam activas, o que indica que muitos investidores ainda entram no mercado sem manter participação regular.

Na prática, este fenómeno pode representar o início de uma nova fase para a educação financeira em Angola. Quanto mais pessoas compreenderem como funciona a bolsa, maior poderá ser a participação popular em futuras privatizações e ofertas públicas de empresas nacionais.

Para o cidadão comum, isto significa que oportunidades antes reservadas a grandes investidores começam gradualmente a ficar mais acessíveis, mas também reforça a importância de investir com informação e cautela.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você pode gostar também

capas-site
LEIA MAIS
bda
LEIA MAIS
Sem-nome-Website-1
LEIA MAIS
Perder-dinheiro
LEIA MAIS