Não caia na armadilha do status ilusório!

1.288

Uma das maiores armadilhas para o futuro financeiro é viver um padrão de vida que não é compatível com os nossos rendimentos. Todos os dias presenciamos familiares, amigos e/ou colegas que gastam mais do que possuem apenas porque o que lhes interessa são as marcas em roupas, electrónicos ou outros bens que lhes permitam manter um status ilusório. Na maioria das vezes agem dessa forma apenas para impressionar as pessoas a sua volta parecendo algo que não são. Na verdade estão somente a afundar o seu futuro financeiro.

Um Kamba realmente Rico não gasta todo dinheiro que ganha e acima de tudo nunca vive acima das suas possibilidades. Kambas Ricos estão mais ocupados e concentrados em criar património e investimentos.

Olhemos para milionários como Mark Zuckerberg (criador do facebook). Vejam como mantêm um estilo de vida simples e como se apresentam no seu dia a dia. Um exemplo a seguir?

Verdade seja dita, todos nos apaixonamos por coisas belas, sejam carros bonitos e topo de gama, grandes casas em condomínios exclusivos ou com aquele lugar confortável na primeira classe. Mas a aquisição desses bens ou serviços só deverá acontecer se o seu rendimento permitir que você tenha este nível de vida. Além dos altos valores de aquisição ou arrendamento, há normalmente despesas periódicas e recorrentes associadas. E geralmente quanto mais caro for o bem, maior será a sua manutenção. Compare a manutenção de um Hyundai i10 e de um Range Rover. Pense também em despesas mais elevadas em seguros, taxas de condomínio, entre outros custos que podem custar-lhe 3 vezes mais do que poderia estar a pagar.



Em situações normais, a pessoa que gasta mais do que ganha, normalmente está altamente endividada apenas para satisfazer o seu prazer de consumo imediato, mas, em contrapartida prejudica o futuro. Vive apenas para o presente, não tem poupanças, não faz investimentos, nem sequer pensa na reforma.

Se você tem condições, está a vontade com o seu património e já atingiu a independência financeira, óptimo! Parabéns, você merece mimar-se. Mas se não está nessa situação (ainda) a forma mais inteligente e racional de viver é tentar ter um padrão de vida abaixo das suas possibilidades, garantindo assim que tem dinheiro de sobra para poupança e investimentos. Por sua vez estes investimentos irão gerar aquilo que chamamos de renda passiva, ou seja, fazer com que o dinheiro  trabalhe para si sem que você se esforce, fazendo com que você se torne o mais breve possível no próximo Kamba Rico.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

1 Comentários
  1. Miguel Karim diz

    Magnífico…

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X