O meu negócio foi afectado pelo Covid 19! E agora?

595

Viva Kamba, quando o ano 2020 começou ninguém pensou que a doença do corona vírus fosse afectar-nos a todos na vida pessoal, no trabalho e nos negócios! Quem é empreendedor está ansioso, pois assim que terminar a quarentena pode ser que o seu negócio nem sequer exista, mas vamos ser optimistas e pensar de forma estratégica para que este momento de dificuldade se transforme numa oportunidade para melhorar!

Veja abaixo algumas dicas que irão ajudá-lo a manter o seu negócio sobre rodas durante esta tempestade:

  • Mude a sua forma de trabalhar: Se a procura pelos seus produtos e serviços diminuiu, esteja atento as tendências do mercado neste momento e adapte-se. Expressões como tele-trabalho, curso online, entrega ao domicilio, live no instagram, desinfecção nunca foram tão usadas, embarque nesta onda! Por ex: Se você tem uma empresa de limpezas, que tal colocar na sua gama de serviços a desinfecção semanal profunda de escritórios. Mesmo que o seu negócio seja mais pequeno você pode aproveitar estas tendências, vamos imaginar que você seja uma maquilhadora e por não haver festas está sem clientes, que tal começar um curso online de auto maquilhagem? Com essas alterações você conseguirá manter as suas vendas até as coisas voltarem ao normal.
  • Reduza os custos fixos da sua operação: Se a sua actividade diminuiu é muito importante que os custos da sua operação também diminuam, para que não entre num colapso financeiro. Você deve reavaliar os seus custos com rendas, salários , contratos diversos (manutenção, limpeza, segurança) que normalmente são os mais pesados. Mais vale dar 1 passo para trás e controlar melhor os custos da sua operação do que tentar manter tudo igual e ir a falência!
  • Aproveite as medidas de alívio económico: O governo tem disponibilizado uma série de medidas para ajudar a economia durante esta crise que podem ajudar na gestão da sua tesouraria. Esteja atento e veja o que é adequado para o seu negócio:
    • Moratória Fiscal: Houve um aumento do prazo para liquidação de imposto industrial em 30 dias, existe também a possibilidade de efectuar o parcelamento do pagamento da contribuição da segurança social por parte do empregador (8%).
    • Moratória para créditos bancários: Clientes com créditos nos bancos comerciais podem a beneficiar de uma moratória de 60 dias no pagamento das suas prestações caso haja um pedido expresso do cliente junto da instituição bancária. Ou seja, você pode adiar o pagamento dos seus créditos por 60 dias, contacte o seu banco!

Ao aplicar estas 3 dicas conseguirá segurar o seu negócio ao longo da tempestade do Corona Virus! Partilhe o artigo com todos os seus kambas empreendedores e conte aqui como tem sido a sua experiência como empreendedor por esta altura?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X