Já pensou na sua reforma? Vai viver de quê?

1.455

A medida que a idade avança, vamos perdendo a nossa capacidade física e cognitiva para estar activamente no mercado de trabalho e com isso ganhar rendimentos. Inevitavelmente mais cedo ou mais tarde a idade da reforma irá chegar. Em Angola, a reforma por lei acontece aos 60 anos, ou após 35 anos de serviço efectivo (para os trabalhadores segurados). Existem excepções, mas para este artigo vamos ficar pelo padrão. 

Para si podem estar a faltar 10, 20 ou 30 anos, mas o tempo vai passando e o relógio não pára. Kamba, você tem economizado ou investindo para preparar a sua reforma, ou simplesmente vai deixar acontecer? Quando deixar de trabalhar como é que se vai sustentar? Com os avanços da medicina,  a esperança de vida mundial está cada vez maior, após os 60 anos você poderá ter entre 15 a 25 anos de vida.

Qual dos cenários você quer para os seus últimos anos:

  • Depender de familiares: Dos filhos principalmente que também terão as suas famílias para sustentar, e para si pode não sobrar muito, fazendo com que tenha que passar alguma necessidade .

 

  • Depender da segurança social:  O valor da pensão de reforma varia entre 1 a 35 salários mínimos. Neste momento o salário mínimo nacional está em cerca de 16.500 kzs. O cálculo do valor da pensão é efectuado com base no salário mensal médio dos últimos meses de contribuição12 (para funcionários públicos) ou 36 (para funcionários privados), ajustados pelo rácio entre o número de contribuições efectivas e os 420 meses (equivalente a 35 anos contributivos). Faça esta conta, será que o resultado vai chegar para manter o seu padrão de vida?

 

  • Depender de caridade: É difícil pensar que muitos idosos que dependem da ajuda de estranhos, igrejas, ONGs e outros também foram funcionários, tiveram salários e tiveram filhos, mas por falta de orientação perderam-se na vida. Ninguém na vida tem este plano, mas há muita boa gente nesta situação.

 

  • Depender de si mesmo: Essa é a única opção de um Kamba Rico para uma reforma sem sobressaltos financeiros. Tem várias opções para chegar lá. Se ao longo da sua vida você for adquirindo activos como já falamos anteriormente no artigo Salário Ou Renda Passiva? Como Atingir A Riqueza?, você estará bem sentadinho com uma renda passiva garantida. Várias empresas privadas têm fundos próprios de previdência, informe-se no local onde trabalha e veja se é vantajoso para si, outra opção é constituir já uma poupança para a reforma, por ter um carácter de longo prazo. Os valores mensais para a sua poupança de reforma podem ser pequenos, entre 3 a  5% da sua remuneração, com esta poupança, você poderá fazer uma aplicação pelo prazo que lhe falta até a reforma. Escolha uma aplicação que lhe permita fazer reforços mensais, e todos os meses o seu capital investido crescerá.

Um Kamba Rico é precavido, e quando chegar a altura de se aposentar na sua melhor idade terá apenas que descansar e desfrutar, sem se preocupar com dinheiro.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X