Faça o seu Checkup financeiro agora!

1.321

Qual foi a última vez que você fez um Check Up?

Os médicos recomendam uma vez por ano, um checkup para ver como está a sua saúde! A medida que o tempo vai passando, precisamos parar para ver se está tudo em ordem! No caso de algum resultado menos favorável, é sempre recomendado algum tipo de tratamento e quanto antes melhor.

E da sua saúde financeira? Você cuida? Qual foi a última vez que fez um checkup as suas finanças? Quando falamos em dinheiro muitas vezes vamos deixando as coisas andar! Não fazemos nada, só nos lamentamos e deixamos os problemas acumularem.

Você tem que estar sempre no controlo do seu dinheiro, um detalhe de quanto tem, quanto deve e quanto tem a receber, qual o seu património e investimentos e como melhorar a sua performance.

Este checkup vai servir para colocar a descoberto as suas falhas, carências e para saber qual o seu valor líquido, o que poderá ser um choque para si.



  1. Deve anotar o saldo de todas as suas contas, pode ser que descubra uma conta esquecida, com valores que você nem sequer lembrava. Inclua todas as contas mesmo, contas correntes, contas a prazo, e o dinheiro daquele cofre de casa. Essas são as suas disponibilidades.
  2. Liste também as suas dívidas a pagar e a receber, empréstimos no banco, aquele dinheiro que pediu ao seu amigo, ou que emprestou a um familiar.



Depois de listar aplique uma fórmula simples de “Valor Líquido = Disponibilidades – Dívidas a pagar + Dívidas a Receber”

  • Se o resultado for positivo, está no bom caminho, a recomendação é acelerar o crescimento do seu património, aumentando os seus rendimentos e investindo mais.
  • Se o resultado for negativo, lamentamos informar que está a viver muito acima das suas possibilidades, precisa de reavaliar os seus gastos e começar a fazer cortes imediatamente.
  • Se o resultado for nulo, você se encontra numa zona de falsa tranquilidade, mínimo desequilíbrio nas suas contas irá afectá-lo bastante. Um corte de gastos também é necessário.

O checkup financeiro deve ser efectuado regularmente, para que você avalie qual o seu ponto de situação e possa fazer ajustes á sua rota.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X