Dicas de gestão das suas contas bancárias!

978

Kamba, em Angola é muito comum as pessoas terem contas bancárias em mais de um banco, muitas vezes temos o nosso dinheiro disperso por vários bancos onde a conta mais movimentada é a de domicilio do salário. Uma das perguntas que mais recebemos aqui no portal é qual o melhor banco para fazer poupanças ou para receber o salário, já respondemos no artigo Qual o melhor banco para abrir a sua conta bancária em Angola.

Mas este artigo é para falarmos da gestão diária das suas contas bancárias e vamos colocar aqui algumas questões para verificar se tem implementado:

  1. Com quantos bancos trabalhar? O ideal é escolher um banco que tenha disponíveis serviços adequados ao seu rendimento e projectos, como crédito pessoal, automóvel, habitação. Escolha ter uma conta robusta em um ou dois bancos no máximo, que é preferível do que diluir muito o seu dinheiro em vários bancos. Desta forma terá maior poder de negociação, e as taxas de depósito à prazo para montantes maiores são mais atractivas.
  2. O banco deve ser digital? Sim, é muito importante que a qualquer momento do seu dia consiga fazer operações, consultar o seu saldo e movimentos sem ter que se deslocar fisicamente a uma agência bancária. Pode ser por internet banking, Serviços de SMS e aplicativos. Controlar a conta em papel já não se usa, além de fazer perder tempo.
  3. Sub-contas bancárias? Você pode e deve ter sub-contas para além da sua conta salário para uma melhor gestão do seu dinheiro:
    • Conta 01 é a sua conta salário com a possibilidade de movimentação por multicaixa e nela pode fazer os pagamentos do mês e as suas despesas diárias. Tente não ter valores avultados na mesma, e reforce a medida da necessidade, assim controlará melhor os seus gastos .
    • Conta 02 é a sua conta poupança para fundo de emergência, em que transfere mensalmente o valor definido logo no inicio do mês. Conta movimentada apenas em caso de emergências.
    • Conta 03 é a sua conta para os projectos, está a poupar dinheiro para um terreno, carro, viagem? Crie uma subconta especifica para tal.
  4. Pagamentos, como estruturar? Habitue-se no inicio do mês a fazer a transferência do seu valor de poupança, logo a seguir faça os pagamentos referentes as suas despesas fixas como renda de casa, escola dos filhos, empréstimos. O restante que sobrar, faça a sua gestão diária, como ensinamos em Não guarde o dinheiro que sobra, faça um orçamento inteligente!

Já implementa todas estas dicas Kamba? Partilhe aqui a sua opinião, quantos contas bancárias possui?


Se precisa de orientação na sua jornada empreendedora ou finanças pessoais marque uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, envie um email para [email protected] Vamos conversar!

2 Comentários
  1. Antonio diz

    Tenho três contas bancarias, uma que recebo os salarios, uma de gastos correntes e outra de poupança…

  2. Leno Brontas diz

    Gostei da dica 👍🏾

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X