Casa própria não é investimento, entenda isso agora!

2.664

Kamba, você já atingiu o chamado “sonho da casa própria”?

A casa própria é muitas vezes retratada pelos nossos pais, familiares e amigos como sendo “um dos melhores  investimentos a fazer na vida“, você concorda?

Antes de responder vamos olhar para uma das palavras desta frase, “investimento”. O que é investir? De forma simples investir é aplicar um valor no presente para obter lucros no futuro, ou seja, aplicamos dinheiro hoje para ganhar mais dinheiro amanhã e assim obtemos um retorno financeiro. Isto acontece quando compra uma casa própria? Vamos continuar…

Quando é que a minha casa não é um investimento?

A resposta é quando você vai para lá morar. Assim que compramos uma casa somos inundados com uma chuva de despesas como obras, remodelação, decoração, juros do crédito habitação, taxas de condomínio, reparações, manutenções, IPU, etc. Quem pensa que casa própria é um investimento está a fazer uma confusão com a “despesa”, você usa a sua casa para satisfazer a necessidade de moradia, portanto é uma despesa para si.

Quem já tem uma casa deve avaliar se o nível de despesas gerado por esta é compatível com o seu orçamento e se não, pensar em provavelmente arrendar a actual e alugar uma mais económica. Quem ainda não tem ou pensa em construir, deve analisar com antecedência se o tamanho da casa que você quer e sonha é compatível com os seus rendimentos e não se é compatível com o tamanho da sua família. Por exemplo, você construiu uma casa tão grande que agora tem que pagar jardineiro, segurança, manutenção da piscina, IPU mais alto, entre outras despesas. O seu bolso aguenta? Não será melhor arrendar esta mansão e morar em uma casa mais pequena, com menos custos?



Por outro lado, há Kambas com muitas casas no Kilamba, no Sequele, na baixa da cidade, mas apenas ocupam uma. Na segunda passam ocasionalmente e na terceira fazem uma visita esporádica a cada 6 meses. Não querem alugar para não “estragar” as casas. Lamentamos informar mas você está a perder dinheiro porque terá de forma recorrente gastar a sua poupança (porque era dinheiro que iria para o seu bolso) na manutenção de alguma coisa. Arrende ou venda as casas que não usa e transforme-as em investimentos de verdade.

E quando é que a minha casa é um investimento?

A casa própria pode se tornar um investimento quando você a compra para colocar a arrendar. Aí todos os meses vai obter um retorno financeiro do seu investimento, que muitas vezes serve para pagar as despesas associadas (prestação, juros, condomínio, etc) e ainda poderá sobrar um extra. Poderá também comprar para posterior revenda a um preço mais alto de acordo com as flutuações do mercado. Estas sim são atitudes de um Kamba Rico.

Um Kamba Rico também sonha com a casa própria, mas procura um equilíbrio entre o consumo e o investimento sendo inteligente ao fazer a sua escolha.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X