Bem-vindos ao Kamba Rico

1.122

Porque comecei este site e canal é de certeza uma das perguntas mais pertinentes para você e até para mim.

Na verdade, quando em 5 anos vi a minha família crescer, a realidade económica nacional e mundial darem uma reviravolta, salários valerem 2, 3 vezes menos e tudo que pensava saber de finanças pouco ou nada serve, então provavelmente você também deverá achar que tive razões suficientes para mudar a minha forma de pensar. É verdade! Mudei!

Comecei em família a avaliar os gastos, cortamos despesas desnecessárias, deixamos de almoçar e jantar fora com a mesma frequência anterior, trocamos alguns locais de compras por outros, entre outros cortes, afinal que escolha tínhamos?

E durante todo este processo aprendi, li, investiguei e vi mais vídeos sobre finanças pessoais e familiares. Como somos seres sociais, também troquei experiências com amigos, colegas e familiares que viviam a mesma situação. Foi preocupante que durante a maioria destas conversas, constatei in loco, nenhuma ou quase nenhuma noção de finanças pessoais por parte das pessoas com quem conversei. Independentemente de qual era o salário ou rendimento notei que a maioria das pessoas gastavam sempre tudo aquilo que ganhavam. Se ganhavam 40 mil kz gastavam 40mil kz, se ganham 400 mil kz gastavam 400 mil kz. Quanto maior os seus rendimentos, maior os seus gastos e o seu consumo, sem noções de poupança, de controlo de gastos, de orçamento, de investimentos, ou seja, não há noções de disciplina financeira!

Durante este período, que aconselhei muitos amigos e familiares, vi que vivemos muito o momento presente e pensamos pouco no futuro. Na verdade, não devemos viver nem a 8 e nem a 80, nem tudo no presente e nem tudo no futuro, mas um ponto intermédio deve ser encontrado, dependendo do orçamento de cada um.



Foi dessa experiência “forçada”, da vontade de partilhar este conhecimento com mais pessoas, aliada à minha paixão pela Internet que me levou a criar o Kamba Rico. Com este canal pretendo que com as minhas dicas simples e directas, conselhos de poupança e investimento que aprendi ao longo da minha própria experiência, possa ajudar-lhe servindo de exemplo para a organização a sua vida financeira. Poderá aos poucos reprogramar a sua mente e esquecer de viver apenas para o presente, a “chapa ganha, chapa gasta” e caminhar rumo a independência financeira.

Sei tudo sobre Finanças Pessoais? Claro que não, aliás ninguém sabe, vou aprendendo ao longo do percurso tal como todo mundo. Mas vou mostrar-lhe como você pode viver de uma forma mais simples e feliz e fazer ver que muitas vezes o Kamba Rico pode ser aquela pessoa mais simples que você conhece e o seu Kamba pobre e mais endividado é aquele que anda de fato e conduz um carro de luxo.

Dizem que há males que vêm para bem, hoje acredito mais nisso.

Bem-vindos ao Kamba Rico!

2 Comentários
  1. Victor Silva diz

    Boa tarde Márcia Coelho!
    Matérias muito úteis e super oportunas, excelentes.
    Parabéns pela iniciativa

  2. Eutico Setes diz

    Creio que uma Ferramenta muito útil nós encontramos neste site, pois poderia alguém pensar deste jeito? Só quem reconhece que tudo é possível ao que crê em Deus. Estou contemplando a cada passo isnpirador o quanto é importante que está matéria seja dada a todos o quanto são ser cidadão de uma pátria. Parabéns estou aprendendo muito

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X