Angola sobe no Índice de Desenvolvimento Humano mas a desigualdade é maior

Angola avançou da 150.ª para a 148.ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2025, conforme o relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Este progresso, embora modesto, resulta principalmente do aumento da esperança média de vida e dos anos de escolaridade.

A esperança média de vida em Angola aumentou de 61,9 anos em 2023 para 64,6 anos em 2024, representando um crescimento significativo desde os 46 anos registados em 2000. Quanto à educação, a média de anos de escolaridade passou de 3,4 anos em 2006 para 6,0 anos em 2024, embora ainda abaixo dos 9 anos de escolaridade obrigatória e gratuita.

Apesar destas melhorias, o relatório destaca um aumento na desigualdade de rendimentos onde os 10% mais ricos têm acesso a 40% do rendimento e os 10% mais pobres têm acesso a 11,5%, indicando que os benefícios do desenvolvimento não estão a ser equitativamente distribuídos. Este fator pode limitar o acesso a serviços essenciais para uma parte significativa da população, especialmente nas áreas rurais.

O avanço no IDH é um sinal positivo, mas evidencia a necessidade de políticas públicas que promovam uma distribuição mais justa dos recursos e oportunidades, garantindo que o progresso beneficie todos os cidadãos.

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Você pode gostar também

warren-Buffet
LEIA MAIS
habitação angola - kamba Rico
LEIA MAIS
Rolex- Kamba Rico
LEIA MAIS
Eventos - Kamba Rico
LEIA MAIS