4 questões antes de pedir um crédito automóvel!

713

Kamba, você está interessado num carro novo e quer saber se o seu banco o pode “ajudar” com esta questão? Está ansioso por aquele cheirinho a carro novo e por isso está disposto a dizer amém a todas as condições do crédito automóvel sem nem pensar sobre elas? Um momento Kamba, vamos colocar um travão na euforia e avaliar essas 4 questões antes de se comprometer com o crédito automóvel:

  1. Você precisa mesmo de um carro? Pode ser que neste momento você queira comprar um carro mas não precisa dele, será que fará grande diferença na sua vida? Estão nesta situação as pessoas que por exemplo têm direito a um carro de serviço por 24 horas, não precisam de colocar o seu dinheiro em um bem de grande desvalorização sem necessidade. Também estão nesta situação pessoas que por exemplo têm vários carros em casa e podem fazer uma melhor gestão de partilha de veículos, será que precisam de mais 1 carro. O seu motivo para a compra é válido?

  2. Você está em condições de pagar a prestação e custos adicionais? Como já explicamos no artigo “Como o banco avalia o seu pedido de crédito” você precisa de cumprir com a taxa de esforço que não pode ultrapassar os 40% do seu rendimento, até aí, tudo bem! Mas você também precisa de avaliar se está em condições de pagar os seguros associados ao seu crédito. Ao crédito automóvel é sempre associado um seguro automóvel com cobertura para reembolso do valor emprestado pelo banco em caso de roubo, destruição por causas naturais entre outras coberturas. Quanto maior o crédito obtido maior o valor anual a pagar pelo seguro. Alguns bancos também já estão a associar um seguro de vida ao crédito automóvel. Portanto, além das simulações da prestação do crédito você precisa de uma simulação para os seguros associados.

  3. O carro tem que ser novo? A maior parte dos créditos automóvel disponíveis no nosso mercado é destinado a veículos novos, vendidos pelas concessionárias. Mas com os elevados preços neste momento um carro usado em bom estado pode ser uma boa solução para si e até já há concessionárias com carros usados e com selo de qualidade. Já pensou nisso?

  4. Você tem o valor para entrada? Quanto maior a entrada que colocar no seu pedido de crédito, menor será a sua dívida. Dependendo do valor do crédito os bancos podem financiar a partir de 90% do seu carro novo. Tenha também uma especial atenção ao prazo de pagamento, por quanto mais tempo esticar a dívida maior será o valor pago em juros. Portanto se tem planos de pedir um crédito automóvel comece já a fazer uma poupança para o co-pagamento e tente liquidar o crédito no menor prazo possível.

Já pediu um crédito automóvel? Conte-nos como foi a sua experiência e quais foram os seus erros e acertos nessa jornada!


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X