Série 2012 do Kwanza Fora de Circulação Até Final Dezembro de 2021

301

As notas de kwanza da série 2012 ficam fora da circulação, até finais de Dezembro de 2021, num processo gradual de retirada iniciado este ano, de acordo com o Banco Nacional de Angola (BNA).

Trata-se das notas de 200, 500, mil, dois mil e cinco mil kwanzas, todas da série de 2012, que ainda coabitam, no mercado nacional e em circulação nas 18 províncias do país, com novas notas de mesmo valor facial, da série de 2020. 

De acordo com o cronograma do BNA, a partir de 1 de Janeiro de 2022, as notas da série de 2012 deixam de ser aceites nas transações correntes. 

Entretanto, entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2022 as mesmas podem ser depositadas nas contas bancárias.  

A partir de 1 de Julho de 2022 e até 31 de Dezembro de 2026 as mesmas poderão ser trocadas, apenas no Banco Nacional de Angola e suas delegações regionais. 

Em conferência de imprensa, no final da reunião do Comité de Política Monetária, o vice-governador do BNA, Tiago Dias, disse que, para além do Banco Central, estão envolvidos neste processo as suas delegações regionais, os centros de custódia e os bancos comerciais.

A substituição tem sido, de facto, feita tal como tínhamos anunciado. As notas da série 2012 são entregues aos bancos comerciais para depósito e estas já não saem. Em substituição entrega-se aos clientes a série 2020”, afirmou Tiago Dias. 

Acrescentou que, neste momento, o mercado já conta com mais notas da série 2020 em circulação, comparativamente as da de 2012, daí que, até Dezembro, parte substancial das notas estarão retiradas do mercado.  

Segundo Tiago Dias, os bancos comerciais terão a oportunidade de continuarem a receber depósitos das notas, que ainda continuarem em posse da população.

“Apelamos à população, para que se mantenha tranquila, porque o processo tem estado a decorrer com a normalidade e dentro das expectativas da política monetária, que foi implementada pelo Banco Nacional de Angola”, garantiu o vice-governador. 

No dia 04 de Fevereiro deste ano entrou em circulação a nova nota de cinco mil kwanzas, da série de 2020, sendo a quinta última desta família colocada a circular.

Antes e de forma progressiva, já tinham entrado em circulação as novas notas de 200 kwnzas, em Julho de 2020, a de 500, em Setembro, a de mil, em Outubro, e a de dois mil, em Novembro, de acordo com a Lei 7/20, de 30 de Março, que autoriza a emissão e colocação em circulação pelo Banco Central. 

Nesta operação de emissão de novas notas, o BNA gastou cerca de USD 30 milhões, igual valor necessário para o saneamento (substituição) das notas em circulação no país.  

Fonte: Angop

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X