Porque é que o seu pequeno negócio não tem dado certo?
Kamba, você teve uma ideia e começou um negócio novo, mas ultimamente tem se sentido desanimado porque as coisas não têm dado muito certo. Não consegue vender, tem poucos clientes, ou até vende bastante mas não ganha o suficiente para cobrir os seus custos.
Todos nós sabemos que não existe uma fórmula mágica para um negócio dar certo, mas limando algumas arestas e evitando alguns erros comuns você irá diminuir bastante a sua probabilidade de insucesso e chegar mais longe.
Então, quais destes erros você tem cometido?
- Não ter controlo financeiro: Não sabe quanto vende, para quem vende, qual o custo do seu produto, a margem que ganha, quanto tem no caixa e banco. Você precisa de ter um controlo em ficheiro excel ou em papel. Comece por fazer uma folha de caixa para registar as entradas e saídas de dinheiro. Prepare também um mapa em que regista todas as suas vendas, acompanhe a evolução do custo de uma unidade do seu produto. São tarefas que precisam de ser efectuadas diariamente, assim você terá uma visão geral de como anda o seu pequeno empreendimento e poderá ajustar as suas acções.
- Utilizar o dinheiro do negócio para gastos pessoais: Cometer este erro é dar um tiro no próprio pé, o dinheiro que você retira do negócio aleatoriamente vai fazer falta, para investir no crescimento e ter capital de giro. São muitas as pessoas que começam um negócio e de repente o dinheiro acabou, já não conseguem comprar nem matéria prima, nem novo produto para revender! Porque será? O certo é mesmo separar as coisas, ter um pequeno salário e deixar o restante do dinheiro a trabalhar para si.
- Não comunicar a sua oferta: Em pleno século 21 na era digital nós temos que apresentar constantemente o nosso produto aos clientes, existem várias pessoas a fazerem o mesmo que nós, como podemos nos destacar? Aonde estão os seus clientes? Numa escola, numa feira, num ginásio, facebook, instagram? Ficar sentado em casa a espera que os clientes apareçam não vai aumentar as suas vendas!
Existem muitos outros erros para além destes que são igualmente nocivos para o seu negócio, mas quisemos chamar atenção para estes 3 porque são os mais comuns nas pequenas empresas em inicio de actividade, nas startups e nas empresas familiares da nossa sociedade. São muito fáceis de cometer, principalmente quando as empresas estão a organizar-se e por isso rapidamente caímos nessas armadilhas. Então fique atento e leve o seu negócio para frente com rigor e muita seriedade!
Bons biznos Kamba!
Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected]. Vamos conversar Kamba! 🤗
Muito bom, tenho uma pequena empresa, quero continuar a receber mensagens de crescimentos