MINFIN e UNICEF lançam Banda Desenhada sobre Educação Financeira

104

O Ministério das Finanças, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), lançaram hoje, 14 de Junho, a banda desenhada sobre o Orçamento Geral do Estado, destinada à crianças e adolescentes.

Durante a cerimónia de lançamento a Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa,  frisou o papel de cada escola, em criarem possibilidades para que cada estudante adquira conhecimento necessário para que no futuro possam ter melhores condições de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de Angola.

“O objectivo desta banda desenhada é, também, criar nos mais novos a percepção dos grandes números. E a medida que forem lendo irem percebendo o que estes números representam e o que mudou na vida de cada um com a realização das despesas. Este grande investimento em educação foi feito, e pretendemos continuar a fazê-lo, porque acreditamos que a educação tem um papel fundamental no desenvolvimento da qualidade de vida da nossa sociedade”, disse.

Já a Ministra da Educação, Luísa Grilo, chamou a atenção para o título sugestivo da BD – O bolo para todos nós – por apelar ao sentido de pertença e benefício que representa o OGE para todos os angolanos, servindo a todos de acordo com as suas necessidades.  

O parceiro do MINFIN nesta iniciativa, o UNICEF, na voz do seu Representante Ivan Yerovi, parabenizou o produto final que inclui as crianças e adolescente no “bolo”  que é de todos e para todos os angolanos.

“A participação no ciclo orçamental é um direito cívico e os avanços registados por Angola nos últimos anos merecem ser destacados. O futuro desta nação encontra-se em espaços como este e esperamos que esta BD possa servir como catalisador para futuros determinantes do OGE em Angola.”

A escola 324, Ambrósio Lukoki, no município do Cazenga, foi a primeira a receber a Banda desenhada desenvolvida com objectivo de consciencializar os mais novos sobre a importância e papel do OGE.

Trata-se de uma acção que permite ao Governo de Angola, e em especial ao Ministério das Finanças, reforçar a inclusão da criança na sua agenda de políticas públicas, de acordo com o Compromisso 11, sobre a Criança no Plano Nacional de Desenvolcimento e no Orçamento Geral do Estado. Na mesma senda, procura-se, com esta iniciativa, despertar nas crianças o interesse pelas finanças públicas para que se tornem, desde tenra idade, mais conscientes sobre o processo orçamental e o impacto da gestão das finanças públicas nas suas vidas e da comunidade em geral.

A banda desenhada denominada “O Bolo de Todos Nós”, foi ilustrada e produzida pelo renomado cartoonista Sérgio Piçarra e conta com uma tiragem inicial de 10.000 exemplares a serem distribuídos em várias escolas do país. A mesma traz conceitos complexos sobre a Orçamentação abordados de forma simplificada e pedagógica, como o recurso de metáforas, para uma fácil compreensão das crianças e adolescentes.

O lançamento da banda desenhada é uma das várias actividades incluídas no plano de Cooperação Técnica entre o Ministério das Finanças (MINFIN) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que inclui também a realização de eventos de debates de carácter pedagógico, a divulgação do orçamento cidadão, a auscultação à sociedade civil sobre a proposta de orçamento e a elaboração de estudos e análises com enfoque na política orçamental e nas finanças públicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X