Malanje conta com 65 caixas comunitárias para agricultores

170

A implementação de Caixas Comunitárias de Agricultores, a nível da província de Malanje, está a permitir o aumento da produção agrícola familiar, com vista ao alcance da autonomia financeira dos camponeses.

Caixas Comunitárias são fundos criados pelas cooperativas agrícolas, através da venda da produção, destinadas à aquisição de factores de produção e preparação de terra, de modo a alargar as áreas de cultivo.

A informação foi avançada, pelo coordenador provincial do MOSAP II (Projecto de Agricultura Familiar e Comercialização), Paulo Sozinho, tendo referido que actualmente, Malanje conta com 65 caixas comunitárias, onde estão inseridos 3.200 membros, dentre os quais  1.621 mulheres.

Segundo o responsável, as Caixas Comunitárias têm revolucionado a prática agrícola a nível da região, na medida em que as cooperativas passaram da agricultura rudimentar para mecanizada, como resultado dos investimentos feitos com o dinheiro arrecadado da venda dos produtos.

Sem precisar o volume de produção, apontou a cooperativa Valódia, do município de Calandula, como uma das “histórias de sucesso”, por deixar de produzir em pequenas áreas, apostando na produção de feijão e milho, numa área de 50 hectares e actualmente dispõe de um fundo de 12 milhões de kwanzas.

Paulo Sozinho disse ser intenção do MOSAP II desseminar estas iniciativas pela província, pelo que vai legalizar, ainda no decurso deste ano, 100 cooperativas, sendo que nesta altura já 39 estão com os processos concluídos.

Com isso, acrescentou, pretende-se garantir a independência dos projectos de agricultura familiar a apoios externos e contribuir para a auto-suficiência alimentar nas comunidades, uma vez que terão mais disponibilidade para compra de sementes, fertilizantes e outros meios.

Implementado desde 2016, o projecto MOSAP II substitui o MOSAP I, criado na perspectiva de melhorar a segurança alimentar e reduzir a pobreza no meio rural.

Fonte: Angop

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X