FAO financia agricultores no Zaire

458

40 agricultores e outros agentes económicos do Zaire auferem de um financiamento global de 50 mil dólares, para elevarem a capacidade de produção e dedicarem-se ao desenvolvimento de uma cadeia de valor, anunciou, ontem, em Mbanza Kongo, a representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em Angola.

Gherda Barreto afirmou, depois de um encontro com o governador do Zaire, Pedro Makita Júlia, que estão seleccionadas três tipos de produtos para formar uma cadeia produtiva a nível da província do Zaire, nomeadamente, laranja, banana e mandioca, por serem os mais cultivados.

O projecto da FAO tem como prioridade, segundo Gherda Barreto, as cooperativas de mulheres agricultoras e jovens empreendedores, com  fundos a serem empregues na melhoria da capacidade organizativa, planeamento de negócios e na aplicação de mecanismos de avaliação de custos de produção.

Para o êxito do projecto, uma comissão da FAO está a efectuar visitas às cooperativas e projectos de empreendimento da província, para uma avaliação que se impõe para viabilizar o financiamento.

“A FAO está a trabalhar no acompanhamento dos empreendedores e efectuar visitas aos campos de cultivo ou cooperativas que conseguiram fazer planos de negócio, bem como proporcionar ‘kits’ agrícolas para estimular as actividades”.

De salientar que, a nível do país, o programa de formação de cadeias de valor da FAO está a ser implementado nas 18 províncias e está avaliado em um milhão de dólares. Seiscentos agentes económicos já beneficiaram de financiamentos.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X