Embaixada da Noruega, MAPTESS e Nações Unidas oferecem 300 bolsas de formação profissional a jovens do município do Cazenga

364

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social e a Embaixada da Noruega vão realizar um sorteio de 300 bolsas de formação profissional para jovens e adolescentes do município do Cazenga, com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A atribuição de bolsas decorre no âmbito do “Projecto de promoção e desenvolvimento de competências e criação de emprego para jovens”.

O sorteio será realizado no dia 17 de Maio de 2021, no Centro de Formação Profissional do Instituto Nacional do Emprego e de Formação Profissional (INEFOP) no Cazenga, em Luanda, às 09:00 horas. Será presidido pela Ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Dra. Teresa Rodrigues Dias, e contará com a presença do Embaixador da Noruega,  Kikkan Marshall Haugen, do  Representante Residente do PNUD em Angola, Dr. Edo Stork, do Representante Adjunto do UNICEF em Angola, Sr. Andrew Trevett, do Director Nacional do INEFOP e membros do corpo diplomático em Angola, entre outras individualidades.

Este evento é simbólico para a Noruega visto que no dia 17 de Maio é celebrado o Dia da Constituição Norueguesa.

As bolsas de cursos técnico-profissionais destinam-se a jovens com idades compreendidas entre os 14 e 24 anos, residentes no município do Cazenga. Serão seleccionados 180 candidatos do sexo feminino e 120 do sexo masculino e as pessoas com deficiência terão prioridade.

As formações serão realizadas no Centro de Formação Profissional do INEFOP do Cazenga e estão disponíveis cursos de 250 horas e de 500 horas das mais diversas áreas, como informática, contabilidade informatizada, secretariado executivo, maquiagem, tubagem, mecânica diesel, corte e costura, soldadura, canalização, electricidade, electrónica e carpintaria e outros.

O “Projecto de promoção e desenvolvimento de competências e criação de emprego para jovens” está a ser implementado numa parceria conjunta entre o UNICEF e o PNUD, sob liderança do INEFOP e promove a igualdade de género, a educação e a participação de adolescentes e jovem mulheres em ocupações não tradicionais.

O Projecto irá também atribuir 300 bolsas de estágios profissionais a jovens no Cazenga, com empresas em diversos sectores. Através de acções de engajamento comunitário com associações juvenis e do uso de plataformas digitais para a conectividade entre os jovens e com oportunidades de formação e emprego, pretende-se alcançar cerca de 5000 jovens, promovendo a sua participação, cidadania e empoderamento.

A iniciativa é parte do apoio existente dentro da implementação do Quadro de Cooperação entre o Governo da República de Angola e as Nações Unidas, para o Desenvolvimento Sustentável(UNSDCF) 2020-2022 e que contribui directamente para a realização dos compromissos internacionais do País, incluindo as Agendas 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e 2063 da União Africana, assim como para o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022 mais especificamente no reforço do sistema nacional de formação técnico-profissional e empregabilidade.

1 Comentários
  1. Quixibo José Ngola diz

    Excelente oportunidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X