As Obrigações BAI 2026-2031, emitidas pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI), entraram hoje, 30 de janeiro de 2026, na negociação no Mercado de Bolsa de Obrigações Privadas da BODIVA após um processo de subscrição que superou largamente a oferta disponível.
Durante o período de subscrição, estas obrigações, com valor nominal de 25 000 kwanzas por título registaram um rácio de procura/oferta de 211,41%, levando as autoridades a aplicar critérios de rateio para distribuir os títulos entre os investidores. No total captaram-se 50 mil milhões de kwanzas com a venda de 2 milhões de títulos, o que demonstra um forte interesse por parte do mercado.
Os investidores que subscreveram tiveram de aguardar o jornal de cotação para poder comprar/vender através de intermediários financeiros membros da Bodiva. A emissão exige um investimento mínimo de 100 000 kwanzas (quatro obrigações) e prevê o pagamento de juros até o ano de 2031, data em que também será feito o reembolso do capital.
Esta entrada na Bolsa representa um marco importante no fortalecimento do mercado de capitais angolano, ampliando opções de investimento em dívida corporativa e incentivando a participação de investidores no mercado secundário
A entrada destas obrigações corporativas do BAI no mercado secundário permite que investidores individuais e institucionais comprem e vendam estes títulos na bolsa angolana. Isto abre mais oportunidades de investimento em dívida privada em moeda nacional e pode aumentar a liquidez e maturidade do mercado de capitais local.