BNA capacita feirantes do Sumbe sobre educação financeira

137

Mulheres feirantes do bairro da Bumba e Matabicho, no município do Sumbe, foram capacitados, esta quarta-feira, sobre educação financeira, numa iniciativa de abrangência nacional do Banco Nacional de Angola.

O projecto denominado “Promoção da Educação e Inclusão Financeira” visa dotar essa franja social de técnicas de poupança, conhecimentos sobre a importância do orçamento, entre outras actividades e procedimentos financeiros.

Na sessão, as contempladas abordaram também questões como gastos, endividamento, gestão adequada de finanças e gestão dos valores financeiros resultantes das vendas.

Com esse projecto, desenvolvido em parceria com o Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), pretende-se munir a população rural e de baixa renda de valências sobre educação financeira e inseri-las no sistema financeiro.

Na ocasião, o chefe da divisão Regional do BNA, Waldemar Borges, aconselhou os feirantes a pautarem por uma cultura de poupança e, em caso de endividamento, definirem um foco para prevenir eventuais prejuízos nos seus negócios.

 Para a representante das feirantes, Maria Francisca, em nada valerá apena vender produtos sem ter conhecimento em educação financeira.

“Aprendemos muito, visto que há dívidas que podemos evitar e aumentarmos os nossos lucros. Agora só nos resta colocar em prática todos estes conhecimentos e criarmos contas bancárias para melhor poupança”, expressou.

Na sequência, o Banco Nacional de Angola pretende abordar, entre quinta e sexta-feira, nos distintos mercados oficiais, temas como “O orçamento pessoal”,  “Consumo consciente” e “Crédito e endividamento”.

Pelo menos dois mil feirantes vendem produtos diversos nos principais mercados da cidade e periferia do Sumbe.

Fonte: Angop

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X