Banco Caixa Angola e BAI Distribuem Dividendos e estado arrecada perto de 6 milhões de dólares em impostos

503

O Estado arrecadou 4,8 mil milhões de kwanzas, cerca de 5,7 milhões de dólares com a tributação da distribuição de dividendos das acções do Banco Angolano de Investimento (BAI) e do Banco Caixa Geral Angola na BODIVA.

Em resposta a um questionário do O Telegrama, a BODIVA esclarece que, para o BAI, o valor do IAC fixou em 3,9 mil milhões de kwanzas, ao passo que a tributação dos dividendos do Caixa Geral Angola permitiram ao Estado encaixar 888 milhões de kwanzas. Contas feitas, ambas as operações permitiram ao Estado encaixar, de impostos, 5,7 milhões de dólares ao câmbio do actual Banco Nacional de Angola (BNA).

O Banco BAI, distribuiu em dividendos aos accionistas 40% do lucro obtido no ano anterior: são 79,83 mil milhões de Kz, pouco mais de 95 milhões de dólares norte-americanos ao câmbio actual do Banco Nacional de Angola (BNA). 4,7 milhões dólares (3,9 mil milhões kz) foi o valor de Imposto de Aplicação de Capitais arrecado nesta operação a favor do Estado.

Já o Caixa Angola, distribuiu em dividendos 49% do resultado do lucro, no montante de 17.9 mil milhões de Kz, equivalente a 20 milhões de dólares. Nesta transação, o Estado arrecadou 1,06 milhões dólares (888 milhões kz).

Fonte: Jornal O Telegrama

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X