Kamba, com a crise económica e financeira instalada no país nos últimos anos, a maior parte das empresas grandes, pequenas e até o estado, necessitam constantemente de reavaliar a sua estrutura e de tentar “emagrecê-las”. É uma luta pela sobrevivência da própria empresa e nunca é uma notícia muito boa para os funcionários já que normalmente implicam despedimentos.
Se você caiu no despedimento, seja qual for o motivo, terá uma pressão financeira maior, porque não terá entrada de rendimentos (dinheiro), por um tempo indeterminado e mesmo que receba uma boa indemnização este dinheiro precisa de ser muito bem gerido.
Em Angola ainda não existe o subsídio ao desemprego, por isso assim que for despedido estará por sua conta. Este é um dos motivos principais para criar um fundo de emergência .
Se você recebeu a notícia, já está em período de aviso prévio e não sabe o que fazer da vida, tenha calma! Respire fundo, não entre em pânico e siga as 6 dicas abaixo para se organizar:
- Converse com a sua família: Não adianta tapar o sol com a peneira, explique as pessoas mais próximas, principalmente ao seu esposo(a) qual a nova situação, e que será necessário reduzir o padrão de vida até você conseguir um novo emprego. Vai ser necessário funcionarem como uma equipa.
- Calcule quanto dinheiro tem: Liste todo o dinheiro que tem disponível em todas as contas, some o salário que ainda tem a receber e o valor da indemnização. Este é o dinheiro que terá disponível para a sua fase de desemprego, deve ser bem gerido. Aproveite e veja se emprestou dinheiro a alguém que ainda não devolveu, será um extra precioso.
- Reduza as despesas para o básico: Reduza ao máximo as suas despesas, tudo que for supérfluo dispense. Os passeios dispendiosos, idas à restaurantes, se tem empregados domésticos dispense ou negoceie uma redução de salário temporária, reduza também aquele pacote de TV para um mais básico. Depois desta análise calcule por quanto tempo o seu dinheiro disponível irá durar. Ex: Se somando todo o seu dinheiro você tem disponível 600.000 Kzs e precisa de 50.000 Kzs por mês para viver , isso significa que tem dinheiro para 12 meses.
- Procure uma renda extra: Já explicamos anteriormente várias formas simples de conseguir ter uma renda extra clique e descubra Quer ganhar uma renda extra? Se tentar empreender em um novo negócio tenha cuidado ao fazer o investimento inicial, não coloque todo o seu dinheiro pois se algo correr mal estará numa situação muito pior.
- Aceite um salário inferior: O seu ego pode não concordar, mas o mercado está inundado com bons profissionais desempregados, o que significa que pela lei da procura e oferta o seu salário ideal poderá já não estar a ser praticado. Aceite este salário mais baixo e continue a sua busca por uma recolocação melhor, pelo menos desta forma já recebe algum dinheiro.
- Active a sua network: Fazer networking é muito importante e uma ajuda em momentos como este, entre em contacto com os seus ex-colegas da universidade, clientes, fornecedores e outros com quem manteve uma boa relação ao longo do tempo para que partilhem oportunidades consigo.
O período de desemprego é extremamente difícil, mas um Kamba Rico tem sempre uma estratégia para controlar a situação e nunca é apanhado desprevenido.
E você kamba, já passou por um despedimento? Como geriu a situação? Usou alguma estratégia diferente destas? Deixe aqui o seu comentário e partilhe a sua experiência com todos os nossos kambas.
Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para contacto@kambarico.com. Vamos conversar Kamba! 🤗
Excelente artigo, com dicas muito práticas e adaptadas ao contexto angolano. Muito obrigado e continuação de excelente trabalho!
Muito bem Márcia!
Excelente artigo. Dicas fundamentais para quem está no desemprego
Na fase em que nos encontramos estás dicas são muito úteis, o nível de desemprego irá subir e temos que começar a nos prevenir . Obrigada Kamba Rico pelas boas dicas.
Muito boas dicas , cabe o pessoal aplicar quando se deparar com uma dessas situações