O Tribunal de Comarca de Luanda (TCL) condenou nesta Segunda-feira, 05, Edson Caetano de Oliveira, proprietário da empresa Xtagiarious Finance, a uma pena de 10 anos de prisão.
De acordo com o Tribunal, ficou provado que para atrair as vítimas, o arguido usou os órgãos de comunicação e as redes sociais, onde passou a publicitar o objecto social da referida empresa. Tendo lesado mais de 870 pessoas, causando prejuízos superiores a três mil milhões de kwanzas.
Além da pena de prisão, Edson de Oliveira, terá que pagar uma taxa de justiça de 1,3 milhões de kwanzas.
A sentença revelou que a Xtagiarious Finance não estava acreditada pelo Banco Nacional de Angola (BNA) e que os recursos depositados na empresa eram geridos diretamente pelo réu, que ofereceu falsas promessas de crescimento dos investimentos.
Os bens do condenado foram confiscados pelo Estado, e os valores devem ser devolvidos às vítimas ao longo do cumprimento da pena, com a possibilidade de redução da pena de prisão se o empresário cumprir essa condição.
Muitas pessoas perderam as suas poupanças ao investir com a Xtagiarious Finance, muito levados pela publicidade em redes sociais, indicação de amigos e familiares que tiveram bons resultados, além de várias reportagens sobre o negócio que tinha as características de um esquema de pirâmide. Já publicamos no portal, quais são as fraudes financeiras mais comuns em Angola, esteja atento!