10 Dicas para alcançar o primeiro emprego!

243

O mundo do trabalho é uma novidade para quem está a começar, e isso faz com que os jovens sintam-se muitas vezes perdidos e frustrados no momento da transição da universidade para um emprego a tempo inteiro. Não sabem por onde começar e nem como comportar-se.

O mercado de trabalho mundial está cada vez mais competitivo e é preciso saber destacar-se para conseguir encontrar oportunidades. Em países como Angola com uma alta taxa de desemprego o desafio é ainda maior.

Então: Como conseguir o primeiro emprego tendo pouca ou nenhuma experiência?

Se acabou de terminar os estudos ou é finalista e está prestes a iniciar a procura da sua primeira oportunidade de trabalho, a minha recomendação é que siga os passos abaixo:

1- Actualize o CV em um formato moderno e apelativo; com uma pesquisa no google você consegue obter o melhor formato de CV disponível. Depois de preencher as informações, peça a uma pessoa mais experiente para analisar o seu CV, pode ser um professor, um primo, um amigo, ou até os seus pais. Estas pessoas irão verificar se as informações estão correctamente apresentadas e que não existem erros ortográficos. O CV é o seu cartão de visitas profissional, para além da formação, inclua as suas soft skills (competências comportamentais) e algum trabalho voluntario que possa ter efectuado, a sua participação em associações estudantis ou outras, para demonstrar,  competências como liderança ou capacidade de trabalhar em equipa. Outros cursos de capacitação e línguas também são importantes.

2- Conecte-se no LinkedIn: Se ainda não tem, crie um perfil ou actualize com uma foto profissional o perfil que já tem criado há algum tempo. Mas muita atenção, a rede é profissional, por isso evite um erro que muitos jovens cometem, de publicarem o mesmo conteúdo que publicam nas outras redes sociais como festas, fotos de espelho na casa de banho e outras que não são adequadas. Se não sabe o que publicar, comece apenas por seguir as empresas que estão dentro da sua area de formação, aquelas que tem interesse em trabalhar e profissionais que conhece ou que o inspiram, também siga profissionais de RH e empresas de recrutamento para saber de oportunidades em primeira mão.

Comente e partilhe nos temas que considere relevantes para si e para a sua profissão mas sempre com respeito, educação e linguagem adequada.  Sempre que for cruzando com diferentes pessoas na vida pessoal, profissional e estudantil estabeleça contactos na rede, partilhe ideias e experiências. Através do LinkedIn, os recrutadores também ficarão a saber que está disponível a procura de uma experiência profissional.

Por ultímo, não caia na tentação de fazer um Spam na rede, enviando pedidos desesperados de emprego, normalmente, não são bem recebidos.

3- Melhore as suas qualificações: Se ainda não sabia, fique a saber que mesmo depois de ter concluído a sua licenciatura a aprendizagem nunca acaba.  Actualizações são muito importantes e influenciam muito na escolha dos candidatos, entre alguém que ficou parado e quem continua a aperfeiçoar-se, quem acha que será prioridade nos recrutamentos?

Aprenda um novo idioma, principalmente inglês que é a língua mais utilizada no mundo corporativo.  Se for fluente estará a frente de muitos candidatos, por isso, inscreva-se num curso, baixe um aplicativo gratuito como o Duolingo ou até siga páginas que ensinam a língua no Instagram.  Não há motivo para em pleno 2024 você ainda não saber falar inglês.

Siga páginas de notícias  e leia livros relacionados a sua area de actuação. Procure por cursos práticos de actualização e obtenha certificações que  sejam valorizadas.

4- Pesquise por ofertas de emprego: Em sites oficiais das empresas , o site da Jobartis para quem está em Angola, empresas de recrutamento, e até mesmo, nas redes sociais como o LinkedIn onde terá acesso a vagas de emprego dentro da rede, e poderá em alguns casos, realizar as candidaturas diretamente através da mesma.

Muitas empresas também postam as oportunidades disponíveis nas suas páginas de Instagram e Facebook e grande parte dos seus websites têm a opção de candidatura espontânea, para que possam levar em consideração quando abrirem novas vagas. Não perde nada por enviar o seu CV desta forma.

Você tem que assumir o compromisso consigo mesmo de que enquanto não estiver empregado, o seu trabalho é “procurar emprego”, portanto deve dedicar uma grande parte do seu tempo para tal.

Não se esqueça também da pesquisa boca a boca, vá perguntado a pessoas do seu meio sobre oportunidades nos seus locais de trabalho.

5- Procure por programas de estágio: Estes programas são direcionados aos estudantes que estão no ensino superior, para poderem aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos ao longo do curso. Candidate-se a vários programas de estágio e a partir destes terá acesso a novas oportunidades. Durante o estágio irá desenvolver competências em contexto de trabalho e ter o primeiro contacto com a dinâmica da realidade profissional.

6- Trabalhe como freelancer e esteja aberto a oportunidades, fora da sua area de formação: Ser freelancer é uma ótima oportunidade para ganhar experiência, monte um portfólio e divulgue seu trabalho, estas primeiras experiências irão abrir novas janelas de oportunidade.

Por Ex: Se você é formado em informática, que tal começar a oferecer o serviço de criação de websites simples. Aceite a proposta mesmo se apesar de ser formada em recursos humanos a vaga disponível for de recepcionista. Você precisa de começar por algum lado!

7- Aumente seu networking: Para conquistar um emprego sem experiência, ter um bom networking pode fazer a diferença. Confesso que quando saí da universidade não sabia o que a palavra significava, aprendi com o tempo.

Hoje o tema da Network que nada mais é do que uma rede de contactos profissioansis já é mais usual. A rede de contactos é muito importante porque muitas vagas nunca chegam a ser anunciadas, são preenchidas por indicação e portanto quem tem poucos contactos já sai a perder.  A sua primeira network são os seus colegas, professores, os seus familiares, amigos e até em terceira linha os amigos dos amigos. Portanto, nada de sair do grupo da universidade quando receber o diploma. Trabalhe para expandir a sua rede de contactos profissionais, por meio de participação em eventos e outros. Não se esqueça de manter contato para que se lembrem de si quando surgirem boas oportunidades de emprego.

8- Participe em Eventos profissionais gratuitos: As universidades, empresas privadas e publicas , as ordens de profissionais organizam regularmente workshops presenciais ou online gratuitos.

Quantos eventos interessantes a sua universidade organiza e você e os seus colegas nunca sequer colocaram os pès. Estes eventos, para além de aumentarem o vosso conhecimento dão acesso a um “preview” da vida real, com profissionais que têm experiência de trabalho comprovada.

Nestes eventos são muitas vezes partilhadas oportunidades diversas para estudantes e não só, desde programas de estágio, Programas de Apoio ao Empreendedorismo, bolsas de estudo para mestrados, etc.

Participar de eventos e palestras, assistir a webinares e até mesmo ouvir podcasts interessantes ajudam manter-se atualizado e oferecem diversas oportunidades.

Anualmente, ocorrem diversas feiras de emprego e estas são, também, uma excelente oportunidade de ter acesso a várias ofertas e de estabelecer contactos diretos com empresas e recrutadores.

Ex: A candidatura para o meu primeiro emprego foi feita em um evento que decorreu na minha universidade, entreguei o CV para várias empresas, fui chamada para entrevistas e depois de alguns meses comecei a trabalhar como Auditora Junior em uma Consultora.

9- Prepare-se para as entrevistas: Vá bem preparado, investigue sobre a empresa seus valores, serviços, leia notícias. Muitos candidatos chegam as entrevistas a saber literalmente nada sobre a empresa o que conta como um ponto negativo.

Chegue cedo, pontualidade é sinônimo de interesse e comprometimento, saia de casa com antecedência, se acontecer um imprevisto, avise o entrevistador. Durante as entrevistas mantenha o telefone desligado ou em silêncio.

Enquanto conversa com entrevistador, seja educado, esteja atento, não boceje nem cruze os braços, demonstre interesse pela empresa e pela posição.

Tenha atenção a sua linguagem corporal e aparência, não pode ir a uma entrevista de emprego com roupa amarrotada, cabelo despenteado, com uma aparência pouco higienica ou com cheiro a suor ou pelo contrário com roupas muito extravagantes e um perfume muito intenso, moderação é sempre o melhor caminho.

Parece um exagero estar a tocar nestes pontos, mas muitas pessoas capacitadas perdem boas oportunidades por conta destas questões aparentemente simples e básicas. Demonstre também maturidade e responsabilidade e que apesar de não ter ainda experiência de trabalho, tem vontade de aprender e crescer na organização.

10- Seja Persistente: Durante seu percurso em busca de um emprego você vai ouvir alguns nãos, vai ser rejeitado em alguns cargos e nem sequer será chamado para entrevista em um ou outro momento. Não se deixe abater por isso – todo profissional bem sucedido já passou por algo similar.

Gosto muito de partilhar o exemplo de uma das minhas irmãs formada no Reino Unido e com Mestrado na area de Geologia teve muitas dificuldades em conseguir o seu primeiro emprego assim que retornou a Angola.

 Depois de alguma insistência, ao mesmo que tempo que procurava emprego na sua area de formação, começou a trabalhar como professora particular de inglês para crianças, alguns meses depois foi convidada para ser professora em uma das melhores escolas de Inglês de Luanda, já com alunos adultos e profissionais, alguns dos seus alunos a indicaram para algumas entrevistas e conseguia outras via pesquisas na internet e depois de cerca de ano e meio conseguiu a primeira oportunidade de trabalho na sua area, não foi fácil mas se ela tivesse ficado parada em casa, mais difícil seria.

Agora que já tem em mãos estas dicas comece hoje a investir no seu futuro. Se é um profissional mais experiente conte como conseguiu o seu primeiro emprego e que dicas tem para quem está a procura?

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X