BNA altera limites de levantamentos e transferências

140

O Banco Nacional de Angola (BNA) publicou o Instrutivo n.º 02/2025, que redefine os limites de movimentações bancárias no país.

Nos levantamentos em numerário, o teto diário foi aumentado para 180 mil kwanzas em ATM e TPA e para 30 milhões de kwanzas em balcão. Já nas operações digitais, os valores também foram ajustados: o limite de transferências iniciadas por cartão Multicaixa passou a ser de 9 milhões de kwanzas por dia, enquanto as compras em Terminais de Pagamento Automático (TPA) ficam limitadas a 12 milhões de kwanzas diários. Além disso, o BNA fixou em 30 milhões de kwanzas o limite de pagamentos diários na rede Multicaixa.

Estas mudanças respondem à necessidade de maior flexibilidade financeira para cidadãos e empresas, permitindo gerir pagamentos de maior valor sem depender exclusivamente de balcões bancários. Para as famílias, significa menos idas ao banco e mais autonomia na gestão de despesas como propinas, rendas ou compras de maior porte.

Contudo, o BNA reforça que a digitalização dos pagamentos é essencial para reduzir a pressão sobre o numerário, incentivando o uso de canais eletrónicos.

No dia a dia, estas alterações representam uma combinação de maior conveniência e responsabilidade na forma como os angolanos lidam com o seu dinheiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X