Tens estabilidade financeira ou só queres parecer ser rico?
Hoje em dia, parece que o mais importante é parecer que temos dinheiro, não é? Em Angola, a pressão para “mostrar” está cada vez mais forte, basta entrarmos para as redes sociais que não paramos de ver ostentação: roupas de marca, carros potentes, jantares caros, viagens maravilhosas tudo a indicar que está todo mundo muito bem, menos nós! Mas será que tudo isso quer dizer que as pessoas estão com a vida financeira organizada? Não necessariamente.
Parecer rico não é o mesmo que ser rico, nem que tenha a vida financeira organizada!
Vamos ser sinceros, ostentar custa muito caro, e não somente na carteira, é o stress de estar sempre com dívidas, de não ter poupança, de não saber o que fazer se aparecer uma emergência. Conheces alguém assim? Mulheres que gastam o que têm e o que não têm em malas de marca, jóias, viagens mas não têm um fundo de emergência. Homens com carros caros e sem seguro para o carro nem seguro de saúde ou plano de reforma. E depois vivem no limite, numa corda bamba, todos os meses.
Não me interpretem mal, todos nós gostamos de coisas boas, mimos, luxos e não há problema nenhum com isso! O erro é colocar o luxo acima da tua estabilidade. Não é deixar de consumir, é consumir com consciência.
A depender da tua condição financeira no momento, uma dica que funciona muito bem é criar um “orçamento do luxo”, por exemplo, separar até 10%, 15% ou 20% do teu salário para aquilo que te dá prazer: uma boa peça de roupa, um jantar especial, um miminho. Assim continuas a aproveitar sem fazer um rombo nas tuas finanças.
Tem atenção, nem tudo o que é caro é um bom investimento. Comprar um novo telemóvel todos os anos ou ténis de colecção que ficam na caixa… são só despesas. Existem alguns itens de luxo que mantêm o valor ou até podem valorizar com o tempo como um bom relógio de marcas muito específicas, mas na sua grande maioria esses itens começam a perder valor assim que saem da loja.
Ter estabilidade financeira é conseguir manter, o que as pessoas não conseguem ver: Poupanças, Investimentos, Activos, Paz de espírito para lidar com imprevistos. Existe muita pressão social para acompanharmos em tudo os nossos amigos, familia, colegas mas cada um está em uma fase da vida diferente, avalia se os teus luxos casam com os teus objectivos, no curto, médio e longo prazo. Tem cuidado, não caias na armadilha do status ilusório.