Estás a perder dinheiro por não explorar o mercado imobiliário! Descobre 10 formas…
O mercado imobiliário é um dos sectores mais antigos e resilientes do mundo. Em tempos de crise ou de estabilidade, a necessidade de habitação, comércio e espaço continua, e com ela, surgem oportunidades para gerar rendimentos. Seja em Angola, Portugal ou Moçambique, existem formas directas e indirectas de ganhar dinheiro com imóveis, adaptadas à realidade de cada país. Vamos descobrir?
1. Arrendamento de longa duração
A forma mais conhecida: comprar para alugar. Em Angola, a procura é forte nas grandes cidades, mas o poder de compra é limitado. Em Portugal, o mercado está mais maduro e aquecido pela crise da habitação, com incentivos ao arrendamento acessível, onde nas grandes cidades há quem divida as casas e arrenda cada quarto a 400 euros. Em Moçambique, a falta de oferta formal ainda cria boas oportunidades.
Quais são as vantagens? Rendimento passivo estável, tem sempre a entrada das rendas, possibilidade de valorização do activo .
Quais são os desafios? Inquilinos devedores , manutenção, legislação variável em termos de despejo, tectos para valor a cobrar de renda e para aumentos, impostos aplicáveis sobre as rendas recebidas.
2. Valorização patrimonial (compra e espera)
Comprar um imóvel em zona emergente e esperar pela valorização para vender. Em Angola, zonas como lar do patriota em Luanda tiveram uma grande valorização com o passar dos anos devido a novas infra-estruturas, o que fez disparar os preços. Em Portugal, zonas periféricas ainda têm apresentado algum potencial. Há quem até faça 2 em 1 mantém o seu imóvel arrendado enquanto espera pelo momento ideal para venda.
Quais são as vantagens? Retorno a médio/longo prazo, baixo esforço de gestão.
Quais são os desafios? Requer capital e paciência (pode empatar o dinheiro por bons anos), o risco de desvalorização também existe.
3. Revenda rápida (flipping)
Comprar barato, remodelar e vender com lucro. Tem ganho muita força em Portugal nos anos pós-covid. Em Angola e Moçambique, exige muita atenção legal e à titulação, além de serem mercados com baixo poder de compra, há que fazer bem os cálculos de quanto deve investir para valorizar uma propriedade, caso contrário venderá a prejuízo.
Quais são as vantagens? Lucro rápido, valorização artificial por obras.
Quais são os desafios? Custos, burocracia, riscos fiscais.
4. Arrendamento de curta duração (Airbnb e similares)
Ideal em zonas turísticas, Portugal tem forte procura mas existem cada vez mais movimentos e legislação contra esta modalidade de arrendamento por toda Europa, portanto antes de comprar uma casa em Portugal com a intenção de transformar em Airbnb verifique se a zona tem autorização para tal utilização. Luanda e Maputo crescem entre viajantes de negócios, tornando este modelo uma forma interessante de obter rendimentos em divisas.
Quais são as vantagens? Rendimento elevado.
Quais são os desafios? Rotatividade, manutenção, custos com marketing e comissões para plataformas.
5. Aluguer de espaços comerciais
Lojas, restaurante, armazéns e escritórios bem localizados geram bons contratos.
Quais são as vantagens? Contratos longos, menos desgaste.
Quais são os desafios? Podem passar grandes períodos desocupados(vacância), a procura é impactada pelo momento económico local.
6. Parcerias em construção ou reabilitação
Associar-se a projectos em construção, partilhando lucros com promotores. Em crescimento em Portugal, com cada vez mais empresas a oferecerem esta possibilidade para lucrar no imobiliário; no entanto a quando da procura de parceiros, muitos não apresentam os custos completos da parceria (incluindo impostos). Este modelo ainda é emergente nos PALOP.
Quais são as vantagens? Maior lucro potencial, partilha de risco, gestão profissional
Quais são os desafios? Conhecimento técnico, parceiros confiáveis.
7. Investimento em fundos imobiliários
Os fundos imobiliários são instrumentos de investimento colectivo que permitem a qualquer pessoa investir em imóveis sem precisar comprar uma casa ou terreno diretamente. Funciona assim, um grupo de investidores coloca dinheiro num fundo, que é gerido por uma equipa profissional. Esse fundo usa o capital para comprar, arrendar ou desenvolver imóveis, prédios residenciais, centros comerciais, escritórios, armazéns ou até hospitais. Os rendimentos gerados (por exemplo, das rendas) são depois distribuídos entre os investidores, normalmente sob a forma de dividendos mensais ou trimestrais. Portugal já tem um mercado consolidado de fundos imobiliários. Estão disponíveis em bolsas de valores ou através de bancos e plataformas de investimento online. Os investidores podem comprar unidades de fundos como se estivessem a comprar acções, com valores acessíveis a partir de 100 euros ou menos.
Quais são as vantagens? Liquidez, diversificação.
Quais são os desafios? Oferta limitada nos PALOP, depende da gestão.
8. Intermediação e angariação de imóveis
As comissões por ligar compradores e vendedores, ou inquilinos a senhorios são comuns no mercado imobiliário, além das empresas de intermediação, existem os agentes imobiliários que trabalham por conta própria. A entrada no mercado é acessível em qualquer país. Em Angola as comissões sobre o valor de venda estão em média a 10% e no arrendamento pelo equivalente a 1 mês de renda. Em Portugal em Moçambique a comissão por arrendamento é o padrão, mas as as comissão pela venda é mais baixa entre 3% a 6%.
Quais são as vantagens? Baixo custo inicial.
Quais são os desafios? Exige redes de contacto, técnicas de venda, o ganho só acontece quando o negócio é efectivado (se uma das partes desistir a meio do processo não há rendimentos).
9. Aluguer de terrenos ou espaços alternativos
Terrenos para eventos ou agricultura urbana em Angola e Moçambique. Em Portugal, garagens e telhados para painéis solares.
Quais são as vantagens? Boa rentabilidade com activos subutilizados.
Quais são os desafios? Legislação, contratos frágeis.
10. Prestação de serviços de manutenção e gestão de condomínio
Uma oportunidade para empreendedores, em que podem ganhar dinheiro pela prestação de serviços essenciais como limpeza, segurança, canalização, electricidade, carpintaria, ou administração de condomínios. Muito comum em Portugal, em expansão em Angola e Moçambique.
Quais são as vantagens? Entrada com baixo investimento, receita recorrente.
Quais são os desafios? Exige organização, equipa fiável e conhecimento técnico.
No fundo, no sector imobiliário há espaço para todos e pode ser uma oportunidade muito interessante para diversificar os seus investimentos/ rendimentos. Mesmo sem um imóvel em teu nome, podes começar a ganhar dinheiro ainda hoje.