Estudante universitário deve ter a sua vida financeira organizada!

308

Em regra geral, o início da vida universitária conjuga com o inicio da vida adulta. Aos 18 anos, idade padrão de entrada para universidade, normalmente é a altura em que aprendemos as matérias sobre a nossa futura profissão e é quando aumentam também as nossas responsabilidades rumo a uma vida adulta e independente.

Apesar de a grande maioria ainda ser financeiramente dependente dos pais, os universitários já têm gastos consideráveis desde a propina, o material escolar, livros de apoio, refeições na escola e as maravilhosas saídas com os amigos.

Apesar de em menor escala, nesta fase já são feitas muitas transacções e essa é a altura ideal para aprender a cuidar das finanças. Caso seja pai de um universitário envolva o seu filho nas pequenas rotinas financeiras da família.

Abaixo uma lista dos primeiros passos que poderá dar para começar a organizar a sua vida financeira enquanto estiver na universidade:

  1. Ter uma conta bancária é o primeiro passo! A partir dos 18 anos é muito importante começar a lidar com os bancos, saber que ofertas é que têm disponíveis que o ajudam na vida universitária. Conheça a Oferta Universitário do ATLANTICO que é muito completa com direito a descontos em cursos, bilhetes para o cinema, etc.
  2. Aprenda a pesquisar preços é uma técnica de controlo financeiro que vai ser aplicada durante toda a vida. Não devemos pagar nada sem comparar os preços de produtos ou serviços similares em lojas diferentes. O mesmo livro pode custar 1.500,00 kz na papelaria da universidade e 1.000,00 kz no supermercado.
  3. Receber e efectuar pagamentos por transferências evita que você ande com dinheiro em mão, que é quando há mais facilidade para gastar tudo sem haver controlo. Tendo uma conta bancária já fica tudo registado e você consegue saber aonde exagerou! Fale com os seus pais e passe a receber a mesada por transferência, efectue pagamentos por multicaixa ou no aplicativo do banco. Se for responsável, pode pedir aos seus pais para deixarem consigo os pagamentos das propinas, água, luz, TV, Internet.
  4. Poupe para os seus sonhos, viajar nas férias, fazer um mestrado, ter um carro assim que sair da universidade! Sonhe, faça cálculos com os seus pais e trabalhe para conseguir. Para realizar os projectos mais rapidamente, veja aqui dicas para ganhar algum dinheiro sendo estudante Sou estudante, como ganhar dinheiro? e também as técnicas para tirar os sonhos do papel! Sonhos, a motivação para conseguir poupar!

Esta é a receita para uma vida financeira organizada para universitários, partilhem-na com os vossos filhos, amigos, sobrinhos! A geração de amanhã é educada hoje!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X