Como acelerar o seu negócio para 2021!

648

Desde o tempo das primeiras civilizações sempre existiu no ser humano a necessidade de evoluir. O comércio é uma prática que sofreu uma grande evolução e/ou inovação desde a permuta aos dias de hoje que o sucesso de qualquer negócio tem uma grande dependência da inovação tecnológica e não só. Tendo em conta os principais fatores que têm influenciado a forma como se faz negócio nos tempos modernos, irei partilhar algumas das melhores práticas que o ajudarão a acelerar o seu negócio:

A tecnologia digital trouxe imensas soluções que têm servido para optimizar qualquer negócio mas não é a única ferramenta usada tanto na prestação de serviços como na venda de produtos.

  • Validação: É crucial que se faça uma análise de mercado adequada e extensiva para atingir o melhor “product market fit”. Existem diferentes metodologias para se validar desde a ideia de negócio, o perfil do potencial usuário (persona) e o próprio mercado. Esta validação deve ser feita baseada em dados reais e não apenas no nosso instinto. Portanto devemos adotar a cultura de validar toda e qualquer hipótese por via de questionários ou inquéritos.

  • Marketing digital: Comercializar os nossos produtos e serviços nunca foi tão fácil como nos dias de hoje, se levarmos em conta o potencial de alcance via os canais digitais. Ainda assim é super importante construir a estratégia mais adequada para cada produto ou serviço pois o mundo do marketing digital pode ser bastante desafiador. É importante ter o público alvo bem definido para que possamos utilizar os canais e linguagem mais adequados.

  • Comércio online: Como dizia no ponto anterior a tecnologia digital, e não só, veio alargar a nossa capacidade de alcançar os nossos clientes. Mas isso nada interessa se esse alcance, esse contacto não se transformar em vendas regulares. O comércio on-line veio, sem dúvida, trazer uma nova dinâmica ao modo como se faz negócio, com a optimização de recursos humanos, financeiros e a optimização do nosso tempo. Quando se lida com vendas, devemos sempre ter em atenção as métricas, pois elas ajudam-nos a ter a fotografia real de todos os aspectos do negócio e as plataformas digitais facilitam na recolha, processamento e demonstração destas métricas.

  • Serviço de entregas ao domicílio: O serviço de entregas ao domicílio era considerado como um serviço extra a uns anos atrás, hoje já não. Não oferecer ao cliente benefícios como comodidade e conforto, que o serviço de entrega proporciona, na hora de efetuar as suas compras é permitir que o cliente/consumidor decida por uma alternativa ao seu produto ou serviço. O mundo de negócios está tão competitivo que não devemos deixar nada ao acaso, portanto serviços complementares devem ser oferecidos como parte do produto.

  • Gestão financeira: Não vou me alongar muito sobre esse aspecto mas não devem subentender como tendo pouca relevância, muito pelo contrário. Uma boa gestão financeira chega a ser o aspecto mais importante na gestão dos nossos negócios. Numa fase como a que estamos agora reduzir as despesas (sempre que possível) é tão crucial quanto aumentar as receitas. Partilho aqui alguns hábitos que devemos adotar como, fazer poupanças, negociar prazos de pagamentos e descontos, sub-contratar certos serviços, reciclar e outros mais.

Para concluir, devo dizer que não existe apenas um caminho mas sim vários para acelerar o seu negócio em 2021. E exigirá de ti, foco, audácia, inovação, análise de dados e validação para todas as etapas


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para [email protected] Vamos conversar Kamba! 🤗

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X