Cinquenta jovens concluíram em Viana, o curso de multiplicadores em gestão de finanças pessoais e familiares, numa iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos e do Banco Nacional de Angola (BNA).
O secretário de Estado para a Juventude , Fernando Francisco João, que presidiu o acto de encerramento, disse que a formação representa uma acção fundamental e que basta apenas a implementação do conteúdo dos seis módulos administrados, para que os objetivos sejam alcançados.
O responsável destacou que uma ferramenta de inclusão é uma promoção massiva da literacia financeira , com o objetivo de aumentar o bem-estar económico e social dos angolanos.
Indicou ainda que os jovens estão no centro da acção política do Executivo, figurando entre os principais grupos beneficiários dos programas de âmbito económico e social , visando o seu enquadramento no desenvolvimento sustentável dos país e a melhoria da sua condição de vida.
Por sua vez a administradora adjunta para área social de Viana, Paula Contreiras Dias , disse que essa ferramenta permitirá reduzir a desigualidade social, assim como para a resolução dos mais variados problemas por via da promoção e da inclusão financeira.
Em declarações à imprensa, a municípe Jurema Soares afirmou que a formação foi muito produtiva, pois conseguiu reter os conteúdos ligados a educação financeira, elaboração orçamental, bem como a poupança familiar, tendo assegurado estar habilitada a fazer uma melhor gestão do seu salário no seio familiar.
Raquel Panzo, outra beneficiária, diz que obteve um conhecimento vasto sobre a literacia financeira e aprendeu bastante sobre reeducação monetária.
Destacou que está preparada para formar as pessoas na vertente da gestão de finanças pessoais e familiares.
Os municípes de Viana beneficiaram ainda de uma campanha de sensibilização para abertura de contas bancarias, Bankita e simplifica, apenas com o valor de 100 kuanzas.
Fonte: Angop