5 formas silenciosas de perder dinheiro!

1.413

Kamba, você acabou de prometer que este ano vai cuidar melhor das finanças e que vai começar a fazer tudo direitinho para ter poupanças. Para alcançar este objectivo tem que estar sempre atento, porque muitas vezes por falta de atenção ou de conhecimento cometemos alguns erros básicos ou caímos em pequenas armadilhas que com muito jeitinho vão tirando dinheiro do nosso bolso!

Portanto, no seu dia a dia, fique atento, sempre que estas situações surgirem para não deixar o seu dinheiro desaparecer em vão:

  • Desperdício, as situações de desperdício funcionam como uma torneira mal fechada a pingar, não nos apercebemos quando começa e de repente temos a casa inundada. Identifique onde a torneira está a pingar na sua vida, onde pode identificar os desperdícios. Alguns podem ser mais óbvios que outros, por exemplo se sai de casa e deixa o A/C ligado, você está a desperdiçar energia eléctrica (a sua conta vai ser maior) e está também a diminuir o tempo de vida do aparelho (vai precisar de mais manutenção e de trocá-lo mais cedo).
  • Assinaturas automáticas, para quem faz parte deste novo mundo digital é muito cómodo ter os dados do cartão de crédito nos nossos aplicativos preferidos, naquele aplicativo, curso online ou no Netflix por exemplo. Fazemos isso no momento da inscrição, se de repente paramos de usar os serviços, a subscrição continua a ser descontada mensalmente. Cuidado também com ofertas do estilo primeiro mês gratuito, os seus dados de cartão ficam cadastrados no aplicativo e você até pode esquecer de usar a aplicação, mas o pagamento é sempre descontado. Reveja o extracto do seu cartão de crédito e cancele subscrições pagas que não tem usado!
  • Comissões e serviços bancários, os bancos cobram muitas vezes taxas para vários serviços mas existem aqueles que nem sequer utilizamos ou usufruímos e que são todos os meses descontados nas nossas contas bancárias. Fique atento! Analise o seu extracto regularmente, se o banco cobra todos os meses mais 2.000 kz por um atendimento prioritário que você não tem, ou por um seguro qualquer que você não usa, cancele o serviço porque está a oferecer dinheiro.


  • Não ser cuidadoso com as coisas, essa infelizmente doí bastante no bolso, aquele telefone que deixa cair para todo o lado e todos os anos tem que substituir, o computador que partiu e a reparação custa quase um novo, o carro que não faz a manutenção há bastante tempo e está quase a avariar e a precisar de reparações maiores e mais caras. Vamos cuidar melhor dos nossos pertences, irá ajudar-nos a poupar muito dinheiro e desgosto!
  • Multa por atraso de pagamento muitas pessoas não pagam as contas a tempo porque não têm condições no momento por isso ficam em dívida e correm o risco de pagar mais no futuro. Enquanto outras são simplesmente mais distraídas e esquecem-se de fazer os seus pagamentos a tempo e horas. Então aparecem as multas porque atrasou o pagamento na escola dos filhos ou porque não tinha o dinheiro na conta na data do desconto da prestação por parte do banco. Mais 1.000 kz aqui, mais 2.000 kz ali e estamos a gastar muito mais dinheiro do que o previsto. Para maior controlo, crie uma lista dos seus pagamentos/obrigações mensais e datas de vencimento. Normalmente as despesas fixas têm uma data de pagamento similar no inicio do mês entre os dia 01 e 08. Para evitar os atrasos você poderá estabelecer um dia fixo para o pagamento das suas contas (faço todos os pagamentos importantes no dia 02), poderá também optar por criar lembretes no seu telefone dias antes do vencimento dos pagamentos.

Se conhece outras formas silenciosas de perder dinheiro, comente aqui e partilhe com todos os nossos Kambas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X