5 dicas que toda a gente precisa de saber antes de empreender em Angola

858

Empreender é por si só uma missão complexa e cheia de incertezas, no entanto quando deve ser exercida num ambiente mais difícil como o angolano agudizam-se as dificuldades!

 Muita boa gente costuma dizer que, quem empreende em angola, empreende em qualquer parte do mundo, eu não confirmo nem desminto, a verdade é que estudos como o do Global Entrepreneurship Research apontam que Angola tem maior índice de mulheres empreendedoras… sim, diz-se que as mulheres angolanas são as mais empreendedoras do mundo. isso não reflete numa melhoria substancial da qualidade de vida destas, também não reflete na geração de riqueza do país nem tão pouco na melhoria do ambiente de negócios, porque para além de mantermos uma economia excessivamente informal grande parte deste empreendedorismo é de subsistência, não gera outros empregos directos, não oferece receitas fiscais, e muitas vezes estes empreendedores de subsistência não crescem na vida.

Bom, não vamos aprofundar as questões socio-económicas (talvez em outra ocasião), a nossa missão é contribuir com ideias e soluções de curto, medio e longo prazo para a melhoria do ecossistema de empreendedorismo.

Ficam aqui 5 dicas que toda a gente precisa de saber antes de empreender em Angola:

1- As competências pessoais (soft skills) ou competências ligadas a personalidade são mais importantes que as competências técnicas

O simples, saber dirigir-se as pessoas, com respeito, com educação e num tom de voz adequado ao momento já garante que as pessoas te ouçam e te conheçam. Mas há outras, coragem, paciência, espírito de liderança, conectar-se as pessoas, saber ter uma conversa sem atropelar o outro interlocutor, ética, empatia entre outras podem te garantir mais aberturas de portas do que as competências técnicas (Hard Skills). Portanto pensa seriamente em melhorar aspectos importantes da tua personalidade.

2- O Networking pode tirar-te do inferno para o céu em poucas horas

O livro “O maior poder do Mundo” de Tiago Brunet, aponta o Networking como um dos 8 maiores poderes do mundo, e diz mais… Garante que é um dos poderes mais fáceis de adquirir. Saber conectar-se é um talento um tanto quanto comum em Angola, vale a pena apostar na boa relação com as pessoas.

Rui Silva, o grande empresário da indústria da restauração e eventos, proprietário do Club S estava numa situação difícil de transformação quando a sua RBS lidava com o respaldo da receção económica, quando uma ideia brilhante surgiu, uma chamada certa foi feita; o resto foi o Networking. Tem talvez a casa de restauração e eventos mais procurada da cidade de Luanda. Considero um dos melhores a fazer Networking em Angola.

3- Se não te venderes ninguém o fara por ti

Vender é uma habilidade importante para um empreendedor e na fase inicial de qualquer startup os recursos são sempre escassos, razão pela qual o empreendedor acaba por fazer o papel de vendedor… Mas aí está, ninguém vende a tua ideia melhor do que tu, esteja preparado para falar com pessoas e vender o teu produto, serviço ou ideia eles não se vendem por si só.

4- O Marketing digital veio para ficar “aceita, que dói menos”

Se não estás na internet então não existes… Encara como um aliado e não como uma frescura de uns iluminados. Em Angola já são quase 9 milhões de utilizadores de internet de acordo com o https://datareportal.com/ e nada melhor do que teres o grosso do teu público num único lugar. A boa noticia é que existem muitas agências que podem cuidar disso por ti, e com preços bem aceitáveis. Aprende marketing digital.

5- O mindset certo pode te salvar

Prepara-te para ficar sozinho… estás só por ti… vai ser “lixado”… ninguém vai te ajudar… Entre outras frases de “desincentivo” são comuns e também verdadeiras. Espera o melhor, mas prepara-te para os momentos difíceis, para a falta de energia que vai arruinar o plano de trabalho, a falta de combustível, o colaborador que faltou porque foi ao óbito… a falta de tudo e mais qualquer coisa que nunca fazem parte do plano de negócio mas que sempre fazem parte do dia a dia do empreendimento. Treine a paciência e seja um resolvedor de problemas.

Existem outros conselhos importantes como “nunca pare de aprender”, “seja um especialista em qualquer coisa” que talvez abordemos numa outra ocasião. Seja feliz

1 Comentários
  1. Anabela diz

    Parabéns pelo conteúdo, muito rico e com uma abordagem muito simples e objectiva

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Content is protected !!
X