Recebi o 13º Salário! Como gastar?

O 13º salário ou subsídio de Natal é um dos benefícios que os trabalhadores têm direito e é regularmente pago entre os meses de Novembro e Dezembro. O valor mínimo estabelecido por lei para o 13º salário é de 50% da remuneração e há empresas que pagam até 100% do salário.

Mesmo antes do dinheiro estar disponível na conta já aparecem mil planos, mas como gastar o 13º salário? A nossa proposta para quem é um Kamba Rico é sempre usar o dinheiro de maneira inteligente. Experimente as nossas dicas e saia daquele ciclo de estar sempre afoito e ansioso para gastar esse extra que recebe.

Veja aqui algumas sugestões para usar esse dinheiro extra da melhor maneira possível:

    1. Pagar as dívidas: se você está endividado pode usar o subsídio para pagar aqueles “kilapis” pendentes. Tire essa corda do pescoço, pague o que deve e respire melhor. A sua reputação e o seu bom nome valem ouro.
    2. Criar o seu fundo de emergência: Lembra-se daquele dinheiro que você precisa ter separado para quando o inesperado acontecer? Então não seja apanhado desprevenido, tenha sempre uma almofada de segurança, portanto aproveite para começar ou reforçar esta poupança.



    3. Investir o dinheiro: Pode também colocar essa renda extra a trabalhar para si e invista em aplicações seguras. Deixe a magia dos juros compostos a trabalhar para criar mais dinheiro para o seu futuro.
    4. Planear as responsabilidades: Depois da época de festas e calmaria no início do ano, surgem logo várias despesas para pagar, como as matrículas e material escolar dos filhos, a renda de casa, IPU, a manutenção do carro, etc. Guarde agora o subsídio e quando for a altura de pagar estas despesas sentirá um alívio.
    5. Ir atrás dos seus sonhos: Tem as dívidas pagas, o fundo de emergência em curso, algum dinheiro investido e está descansado com as responsabilidades do próximo ano? Então o que é que você planeou para este ano e não conseguiu concretizar? Esse dinheiro pode servir para dar um avanço aos projectos e sonhos do ano que vem!

Ao usar o dinheiro desta maneira você estará a tirar muito peso das costas e a planear melhor o seu futuro!


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para contacto@kambarico.com. Vamos conversar Kamba! 🤗

Comentários (3)
Adicionar um comentário
  • Adílio Fernandes

    Boa tarde Dra. Márcia Coelho. Gostei das dicas valiosas que deixou, pois, ajudam muito as pessoas a organizarem-se melhor financeiramente, mas relativamente ao 3º Ponto (Investir o dinheiro), qual o Banco que a Dra. aconselharia para aplicarmos as nossas poupanças? Faço essa pergunta porque há tempos pretendia aplicar um pequeno montante em um dos Bancos, mas as taxas de juros não eram nada atractivas e ainda por cima sobre os juros incidiria o IAC de 10% (na altura, porque acho que agora foi substituído pelo IVA), e no final das contas ganharia um valor irrisório do dinheiro aplicado. Vale mesmo a pena aplicar os nossos dinheiros nos Bancos com as taxas que eles oferecem? Falo de pequenos montantes como AKZ 100.000,00 por exemplo.

    • Márcia Coelho

      Olá Kamba Adílio

      Fico muito contente que as nossas dicas estejam a ajudar a organizar a sua vida financeira! 🙂

      Relativamente a escolha do banco para poupar, é necessário pesquisar qual dos bancos da nossa praça tem a melhor taxa de juro para o montante que pretende aplicar, poderá fazer uma pesquisa muito simples nos websites dos bancos e fazer uma comparação. Leia também este artigo Qual o melhor banco em Angola para abrir a sua conta

      Relativamente ao IAC que é Imposto sobre Aplicação de Capitais (IAC) que incide sobre os rendimentos provenientes da simples aplicação de capitais.Todos os depósitos a prazo, investimento em títulos e obrigações do tesouro estão sujeitos a este imposto que representa 10% dos seus ganhos (Não foi substituído pelo IVA).

      Quanto ao valor ganho o rendimento é proporcional ao risco, como uma aplicação a prazo é um investimento de risco baixo também tem baixos rendimentos. Vale a pena comparativamente a ter o dinheiro parado na sua conta a ordem, em que não tem qualquer rendimento e a probabilidade utilização para gastos é maior. Para finalizar, leia o artigo publicado sobre onde investir 100.000 Kwanzas hoje

  • Os melhores cursos

    Sou a Rafaela Barbosa, achei seu artigo excelente! Ele
    contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
    pelo trabalho incrível! Nota 10.