Passo a passo: Como comprar Bilhetes do Tesouro

Kamba, já explicamos o que são Bilhetes do Tesouro (BTs) e quais as vantagens em investirmos em títulos públicos. Se ainda não sabe o que são ou não leu o artigo aproveite e leia porquê investir em bilhetes e obrigações do tesouro.

Para facilitar o acesso na compra dos BTs foi criado este ano pelo Ministério das Finanças o Portal do Investidor, que está disponível online 24 horas por dia. Neste portal, você Kamba Rico poderá a qualquer hora do dia investir o seu dinheiro, necessitando apenas de:

  • um cartão multicaixa associado a uma conta em um banco membro da BODIVA,
  • abrir uma conta de custódia no seu banco comercial e
  • ter acesso a Internet.



Veja abaixo o passo a passo para fazer o seu investimento:

1º Passo: Aceder ao portal do investidor http://portaldoinvestidor.minfin.gov.ao e Simular Investimento. O site tem uma área de respostas a perguntas caso queira consultar.

 

 

2º Passo: Após clicar em “Simular Investimento”, escolha o título em que vai investir de acordo com as opções disponíveis para o montante a aplicar e o prazo, clicando a seguir em simular:

 

3º Passo: A seguir terá o resumo da sua compra dos Bilhetes do Tesouro, quanto irá pagar por estes, quais os rendimentos totais, impostos a pagar e o rendimento líquido. Poderá também detalhar a sua simulação para saber a taxa de juro, clicando no símbolo da lupa.

4ª Passo: Clique em “prosseguir com a compra”, terá acesso a lista dos bancos membros da Bodiva, escolha o seu ou clique em continuar

5º Passo: Efectue o seu registo no portal, informando o seu NIF e uma senha, clique posteriormente em criar conta, o sistema irá preencher automaticamente o seu nome, e vai necessitar de preencher o seu email e uma nova senha. Estando todas as informações correctas irá receber um email.

6º Passo: Verifique o seu email e clique no botão para confirmar, receberá a mensagem de que o seu registo foi validado com sucesso .

7ª Passo: A página irá automaticamente retornar a simulação, clique em iniciar reserva

8º Passo: Preencha o IBAN da conta do seu multicaixa e clique em registar a conta bancária. Se a sua conta custódia estiver activa irá avançar, caso não esteja activa receberá uma mensagem para contactar o seu banco.

9º Passo:  Com a IBAN aceite, irá preencher-se automaticamente os dados da sua conta de custódia e o banco, clique em continuar.

10º Passo:  Irá obter novamente um resumo da sua reserva, clique em confirmar para finalizar. Receberá um email com a referência de pagamento para a compra de título e todas as informações para pagamento por multicaixa. Atenção ao prazo em que esta reserva estará disponível (4 horas após a confirmação).

Dirija-se ao multicaixa mais próximo, faça o pagamento de acordo as indicações fornecidas, e já está Kamba Rico você acabou de investir em bilhetes do tesouro, um investimento fácil e directo controlado por si em todas as etapas.

Comece já a criar ou investir as suas poupanças!


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para contacto@kambarico.com. Vamos conversar Kamba! 🤗

Comentários (19)
Adicionar um comentário
  • John Warner

    Bom dia. Como que eu posso informar me melhor

    • Márcia Coelho

      Jonh, se ainda tem dúvidas depois de ler o artigo, reveja o 1º passo e aceda ao portal do investidor, lá existe uma secção de perguntas frequentes.

  • Ed

    Márcia, muitos parabéns pelo artigo! A tempo que procuro informações do genero em sites daqui da banda. vou já aplicar o conhecimento aprendido.

    Obrigado e continue a partilhar informação.

  • Ismael Cristovao

    PARABENS AMIGA MARCIA…É ISSO MESMO PRODUTIVIDADE SEMPRE

  • Zizi

    Bom dia Prezada.
    Começo por agradecer pela iniciativa. É de prezar, pois existe uma grande lacuna no sector Educação Financeira no nosso país. Tenho buscado informações sobre o assunto e pretendo investir em títulos ainda este ano. Por esta razão, saberia me dizer que Banco obtém taxas de comissão inferiores a 10% sobre o rendimento (valor líquido a receber)?
    Fico, desde já, muito grata pela atenção.
    Melhores cumprimentos.

    • Márcia Coelho

      Bom dia Kamba Zizi

      Obrigada pelo contacto, fico contente que se esteja a informar e educar para poder fazer boas escolhas financeiras!

      Para informações sobre as taxas aplicadas pelos bancos comerciais o ideal é mesmo dirigir-se ou contactar várias instituições e fazer uma comparação entre as várias taxas apresentadas, escolhendo sempre a mais vantajosa para si!

  • Noris Alexandre de Gaspar Osório

    Nao consigo eceder as simulaçoes
    nem ao cadastro
    há alguma actualizaçao a correr na plataforma?

    • Márcia Coelho

      Olá Kamba Noris, o Portal do Investidor tem neste momento uma mensagem a informar que voltarão a funcionar quando PAE (Plano Anual de Endividamento)para 2019 começar a ser executado. Vá fazendo várias visitas até conseguir fazer o seu cadastro e simulações. Boa sorte!

  • aldmiro joão

    amei este poste. agora sei como diversificar os meus investimentos

  • Ismael

    Olá amiga marcia, mas uma vez grato pelo seu trabalho…
    Gostaria de saber se puder ajudar é claro se nos títulos de tesouro angolano é possível fazer a portes mensais, e quais os bancos comercias com as melhores taxas de comissoes (mais baixas)?
    É possível fazer juros compostos neste tipo de aplicação?
    Grato

    • Márcia Coelho

      Olá amigo Ismael

      Obrigada pelo apoio! 🙏 Não é possível fazer aportes mensais, pode é fazer vários investimentos em bilhetes do tesouro com prazos diferentes. Quanto ao melhor banco comercial, temos já um artigo publicado que lhe pode ajudar veja no link href=”https://kambarico.com/qual-o-melhor-banco-em-angola-para-voce-abrir-a-sua-conta/”>Melhor banco em Angola . Poderá fazer juros compostos se reaplicar os resultados dos seus investimentos de maneira individual. Directamente não é possível.

  • Ismael

    E ainda, se é vantajoso investir em obrigações do tesouro do que em bilhetes do tesouro?

  • Olivio

    Um lindo artigo…

    Como faço para mandar alguns artigos no site…

  • Wilbert

    Estou satisfeito pela tua partilha, há muito que busco tbm por essa informação. Muito bem conseguido artigo. Não faço agora porque estou fraco 🙈🙈🤷‍♂️🤷‍♂️, mas no próximo ano faço de certeza… Muito obrigado mesmo !!!

  • Edward

    Olá!

    Tenho uma pergunta,
    Por exemplo, se eu comprar um título a 100.000kz, com uma taxa cupão de 10,5% e com maturidade de 3 anos.
    A minha pergunta é, será que vou passar a pagar 100.000kz todos os meses até atingir a maturidade?
    Ou só pagarei os 100.000kz uma única vez quando realizar a compra?

  • De Fátima

    Há muito que pretendia investir a pouca poupança que faço do meu humilde mas bendito salário. Por inúmeras vezes me senti tentada em abrir uma conta a prazo, mas, quando me deparava com as taxas de juros tão insignificantes me sentia desmotivada. Foi pesquisando nas melhores formas de rentabilizar o meu cabucado que cheguei até ao Kambarico.com. Só tenho a agradecer por todos os esclarecimentos que tens dado a nós leigos nessa matéria e vou agora mesmo investir em títulos de tesouro. Que Deus te abençoe e que mais entendidos na matéria criem artigos semelhantes aos teus dando alguma esperança à pessoas que precisam de orientação principalmente na área financeira como eu.
    Bem haja!

    • Márcia Coelho

      Muito obrigada pela sua mensagem Kamba Fátima, enche o meu coração de alegria. Estamos a cumprir a nossa missão. 🙏🙏

  • Janeth Calado

    Prezada, a minha questão é a mesma que do ilustre Edward. Podes por favor responder, Márcia?

  • Izamara

    Obrigada Márcia.
    4 anos após a publicação deste artigo e é ainda super válida. Parabéns pela ousadia e o lindo trabalho!
    Saudações.