O poder do juro composto pode te deixar rico!

Segundo Albert Einstein, o juro composto é a força mais poderosa do universo. Neste momento você deve querer saber que magia é essa? Então vamos começar do principio:

Juro é o rendimento que se recebe ao emprestar dinheiro, se você empresta dinheiro recebe juros, se você pede dinheiro emprestado paga juros. O juro simples é calculado de forma directa, aplicando a taxa sobre o capital. Ex: Pedrito fez um depósito à prazo de 100.000 kz no Banco KR a taxa de juro simples de 10% ao ano durante 3 anos.

Capital Inicial= 100.000 kz
Taxa = 10%

Ano 1: Juro = 100.000 X 0,1 = 10.000
Ano 2: Juro = 100.000 X 0,1 = 10.000
Ano 3: Juro = 100.000 X 0,1 = 10.000
Capital Final = Capital Inicial + Juros = 100.000 + 30.000 = 130.000 kz

No Juro Composto é utilizada a fórmula de capitalização em que o juro ganho é sempre reinvestido, é o chamado juro sobre juros, ou seja, no período seguinte, a taxa de juros já não é aplicada sobre o capital inicial e sim sobre o capital + juro do período anterior. Ex: Pedrito fez o mesmo depósito à prazo mas desta vez a uma taxa de juros compostos de 10% ao ano durante o mesmo tempo.

Ano 1: Juro = 100.000 X 0,1 = 10.000
Ano 2: Juro = (100.000+10.000) X 0,1 = 11.000
Ano 3: Juro = (110.000 + 11.000) X 0,1 = 12.100
Capital Final = Capital Inicial + Juros = 100.000 + 33.100 = 133.100 kz



Em ambos modelos notamos que dinheiro investido é sempre melhor que dinheiro parado em depósitos a ordem ou em casa no cofre. Pedrito ganhou em juros simples 30.000 Kzs e em juro composto 33.100 Kzs. No segundo caso Pedrito ganhou mais 3.100 Kzs que no de juro simples, parece pouco mas dependendo do tempo e do montante aplicado a diferença fica cada vez maior.

Ok, e como fico mais rico?

Com esta informação em mãos, você vai aplicar este conceito em todos os seus investimentos e negócios, reinvestindo sempre os seus ganhos e gerando cada vez mais dinheiro.

Embora a maior parte das aplicações a prazo oferecidas no nosso mercado propõem a transferência dos juros para uma conta à ordem, criando assim um regime de juro simples, em que o capital inicialmente investido se mantém inalterado ao longo de toda a vida útil da aplicação, isso não é o que você quer. Um dos erros dos Kambas Pobres é utilizar os juros e continuar a reinvestir apenas o montante base (100.000Kz). Convém estar atento à possibilidade de reinvestimento automático dos juros, pois é este regime que lhe permite beneficiar do efeito exponencial de crescimento do capital.

Este sistema de juro composto é ideal para poupanças ou investimentos de longo prazo, por exemplo para quem quer investir num Fundo para a Universidade do seu Filho. No exemplo de 8 anos do artigo com 100.000 Kzs em 8 anos no regime do juro composto, no fim do tempo você terá 214.358 Kzs, ou seja, ganhou 114.358 Kzs.

Atenção Kambas, os meus exemplos são bastante simples e não pressupõem despesas bancarias e outras taxas de operação, são apenas para que você conheça o poder do juro composto e perceba que o segredo é investir o seu capital e reinvestir os juros por mais tempo possível.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para contacto@kambarico.com. Vamos conversar Kamba! 🤗

Comentários (9)
Adicionar um comentário
  • Cláudio Mota

    Saudações Márcia
    Tenho adquirido muito conhecimento nesta tua página, para além de livros que tenho lido . Trabalho formidável. Meus parabéns .
    Se tivesse todo esse conhecimento a 12 anos atrás acho que já estaria quase rico,kkkk.
    Gostaria de saber quais os Bancos cá em Angola oferecem estes juros compostos?

    • Márcia Coelho

      Olá Claúdio, obrigada pelo feedback Kamba, nunca é tarde para começar a mudança é só colocar em prática como já tem feito!
      O sistema de juros compostos na sua real essência não é muito usado no nosso mercado, como explicado no artigo, mas contacte o seu banco e outros para saber se têm algum produto similar.

  • Manuela Silva

    Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
    Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.
    Obrigado
    Manuela Silva

  • NOE JOSE

    Marcia,gostava de lhe agradecer pelas dicas sobre investimentos e principalmente do fundo para universidade do filhos.Bom natal e bom ano para voce e seus familiares.

    • Márcia Coelho

      Obrigada pelo feedback Kamba Noé, fico contente que as dicas do Kamba Rico estejam a ajudar a melhorar a sua vida financeira e o seu futuro.
      Boas festas para si e para sua família.

  • Benvindo Paulo Tonga Pena dos Santos

    Olá Marcia !!!

    Quais os bancos que têm o sistema de Juros compostos em Angola ???

  • Josemar Jorge

    Essa é a pergunta que me trouxe até esse site.
    Quais Bancos Oferecem condições de juros compostos?

  • Paulo Miguel

    Boas Márcia.

    Boas dicas, qual dos bancos oferece juros compostos?
    Parabéns

  • Kanene

    Obrigada mesmo. Descobri o porquê não sou Kamba rico.