Já começou a preparar a sua reforma?

Kamba, que idade você tem neste exacto momento? Está na faixa dos 20, 30, 40 ou 50 anos? Você tem por hábito pensar no momento em que vai deixar a vida profissional e passar para a reforma?

No nosso país a idade da reforma chega aos 60 anos de idade ou ao fim de 35 anos de trabalho efectivo como já explicamos no artigo “Já pensou na sua reforma, vai viver de quê?”. É importante lembrar que esta idade é o começo de uma nova fase da sua vida que precisa de ser muito bem preparada para que não perca a sua qualidade de vida devido ao stress financeiro por não ter condições para sustentar-se.

O avanço da medicina tem permitido o aumento da esperança de vida após os 60 anos, ou seja você terá entre 15 a 30 anos adicionais depois de se reformar e é com muita pena que temos verificado que as pessoas não se têm preparado para este momento, ficando muito dependentes de terceiros. O ideal é começar a pensar na sua reforma assim que começa a trabalhar e não é apenas o seu bolso que precisa de estar preparado, a sua mente e o seu corpo também. Além de financeira a preparação para a reforma deve ser física e ocupacional.

Na preparação física você pode começar a optar por um estilo de vida mais saudável, que irá proporcionar uma melhor qualidade de vida no futuro, com menos doenças próprias da idade e originadas por longos anos de maus hábitos. Esse maior cuidado com a saúde terá um grande impacto no seu bolso, pois as despesas médicas são uma grande fatia do orçamento da terceira idade.

Na preparação ocupacional é importante pensar se o seu plano de reforma é ficar sentado num sofá o dia todo ou se almeja algo mais? Como serão os seus dias? Você pode fazer ginástica durante alguns dias da semana, pode se tornar voluntário em um centro para crianças carentes pode até começar um negócio ou ter uma quinta. O que você escolheria?

Finalmente temos a preparação financeira em que é importante pensar que mesmo que você receba uma pensão de reforma do estado, esta não será suficiente para a sua vida futura e por isso deve começar a preparar um Plano de Poupança para a reforma. Algumas empresas oferecem aos seus colaboradores o benefício de um Plano de Poupança Reforma (PPR), como produto financeiro de investimento de médio e longo prazo. O PPR é um produto financeiro disponibilizado por bancos e seguradoras para complemento dos rendimentos na idade da reforma.

Independente do seu empregador disponibilizar um PPR ou não, você necessita de ter uma poupança específica para a sua reforma! Vamos imaginar que você acabou de completar 30 anos de idade o que quer dizer que tem mais 30 anos até a reforma.

Neste momento você pode decidir poupar 10.000 kz/mês nos próximos 30 anos, caso poupe o dinheiro na conta a ordem sem aplicar em nenhum produto financeiro terá disponível 3.600.000 kz, mas não é isso que nós queremos uma poupança de longo deve estar sempre aplicada.

Agora vamos imaginar que estes mesmos 10.000 kz/mês estão aplicados a uma taxa de juro de 5% ao ano numa estrutura de juros compostos, no final de 30 anos você terá disponível 8.371.295 kz. Este exemplo é simples e directo para melhor entendimento, não inclui impostos e comissões que possam surgir na aplicação a prazo. O que se pretende é que você perceba que se fizer uma poupança de longo prazo de um valor mínimo terá um montante em mãos na reforma para ajudá-lo na sua nova fase de vida.


Se precisa de orientação na sua vida financeira ou jornada empreendedora clique e agende uma Sessão de Aconselhamento Financeiro, ou envie um email para contacto@kambarico.com. Vamos conversar Kamba! 🤗

Comentários (0)
Adicionar um comentário