A Black Friday, que acontece na ultima sexta feira do mês de Novembro é uma das datas comerciais mais esperadas pelo mundo pois as empresas oferecem aos clientes produtos e serviços com descontos atraentes. Em Angola, a data tem ganhado força nos últimos anos e cada vez mais lojas/empresas têm “celebrado” a data!
Mas fique atento, deve aproveitar a black friday de uma maneira inteligente alinhando as compras ao seu planeamento financeiro para realmente poupar. Anote algumas estratégias para transformar os descontos da Black Friday em um aliado de sua saúde financeira:
1. Planifique as Compras com Antecedência: Com semanas de antecedência, liste os itens que realmente precisa e que já vinha considerando comprar. Divida essa lista em categorias como:
- Necessidades domésticas (eletrodomésticos, móveis)
- Tecnologia (telemóveis, computadores, acessórios)
- Roupas e acessórios
- Presentes de natal
Esse planeamento evita o consumo impulsivo e torna as compras mais assertivas, focadas em necessidades reais e não em desejos momentâneos.
2. Defina um Orçamento Máximo: Para evitar que os descontos e as ofertas atrativas comprometam seu orçamento, é essencial definir um teto para os gastos. Analise seu orçamento e decida quanto pode gastar sem comprometer as suas outras metas financeiras. Não ultrapasse o limite para evitar arrependimentos.
3. Pesquise e Compare Preços com Antecedência: Infelizmente, nem todas as ofertas da Black Friday representam descontos reais. Alguns lojistas sobem os preços dias antes para, depois, aparentarem uma baixa durante a Black Friday. Por isso, faça uma pesquisa comparando os preços semanas antes, para entender qual o valor normal dos itens que deseja comprar.
4. Evite Compras por impulso: O marketing agressivo da Black Friday pode levar ao impulso de comprar produtos supérfluos, sem utilidade real ou que não estavam na sua lista. Antes de qualquer compra, pergunte a si mesmo: “Realmente preciso disso?“.
A chave para uma Black Friday financeiramente inteligente é o equilíbrio entre o que você precisa, o que pode gastar e o que quer construir para o seu futuro.